1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

OS X Mavericks

 

A Apple revelou várias novidades durante o evento WWDC 2013, incluindo a nova versão do Mac OS X, apelidada de Mavericks.

 

Esta nova versão conta com várias novidades e novas funcionalidades. A empresa optou por alterar o nome do sistema dos tradicionais animais selvagens para um tema mais simples e vivo: a Natureza.

 

De entre as novidades, encontra-se o novo iBooks, a integração com o Apple Maps, iBooks, um novo calendário, a nova versão do Safari, o iCloud Keychain, o suporte a múltiplos ecrãs, o novo sistema de etiquetas e as novas notificações.

 

Vamos então aprofundar cada uma das novidades:

 

- iBooks

iBooks

 

O novo iBooks permite aos utilizadores acederem e lerem os livros digitais guardados no sistema.

 

A aplicação possui uma interface similar à existente nos dispositivos móveis, bastando arrastar o dedo no touchpad para folhear os documentos. A aplicação possui ainda suporte ao iCloud, garantindo assim a sincronização de documentos entre vários dispositivos.

 

- Apple Maps

Apple Maps

 

O Apple Maps, apesar de um começo perturbado no iOS, têm vindo a melhorar, sendo que a Apple decidiu integrar o mesmo no novo sistema operativo.

 

Com esta integração o utilizador pode aceder rapidamente ao serviço, assim como partilhar localizações e enviar as mesmas diretamente para o iPhone ou iPad.

Esta versão possui ainda suporte a imagens 3D, o que irá permitir a realização de visitas virtuais a vários locais.

 

- Calendário

Calendário Mac OS

 

A nova interface do calendário permite facilitar a tarefa de agendamento.

Passa a contar com o scroll infinito, assim como uma criação mais simplificada de novos eventos e apontamentos.

É ainda possível integrar os eventos com o Apple Maps.

 

- Safari 7

Safari 7

 

A nova versão do navegador Safari promete uma maior estabilidade e redução no consumo de recursos.

Possui ainda integração com o iCloud, o que irá permitir sincronizar os favoritos e passwords no serviço e entre os vários equipamentos.

 

A nova sidebar permite também uma maior integração com as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e o rápido acesso aos favoritos e sites mais utilizados.

 

- iCloud Keychain

iCloud keychain

 

O novo iCloud Keychain permite o armazenamento seguro de dados pessoais e passwords. Este irá sincronizar os dados com o iCloud e permitir o aceso em qualquer dispositivo, de forma segura.

 

Possui igualmente integração com o Safari e uma ferramenta que permite ajudar na criação e passwords seguras.

 

- Novo suporte a múltiplos ecrãs

 

Esta nova versão permite a utilização de múltiplos ecrãs sem a necessidade de selecionar um ecrã principal e secundário.

Ao ligar um segundo monitor este fica automaticamente marcado como principal, ficando assim com dois monitores distintos, possuindo ainda uma dock própria em cada.

 

A funcionalidade Mission Control irá permitir mover as aplicações entre os vários monitores e o AirPlay permitirá transformar qualquer televisor num segundo monitor.

 

- Notificações

 

As notificações encontram-se disponíveis no Mac OS X desde as primeiras versões. No entanto, nesta nova versão, são mais interativas.

 

Poderá, facilmente, interagir com as notificações, sem ser necessário deixar a aplicação em utilização. As notificações passam a possibilitar a realização de tarefas diretamente por estas.

Desta forma, e a titulo de exemplo, poderá eliminar um email diretamente pela notificação, sem ser necessário abrir a aplicação do correio electrónico.

 

E, caso se afaste do computador, o sistema armazena automaticamente as notificações, de forma a poder verificar as mesmas quando voltar a utilizar o sistema.

 

- Novas etiquetas

 

O novo sistema de etiquetas permite melhorar a organização dos ficheiros e documentos no sistema.

 

Ao criar uma etiqueta num ficheiro poderá, futuramente, localizar os documentos e ficheiros bastando procurar por essa etiqueta. Esta funcionalidade será ainda expandida ao iCloud.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech