1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Huawei Ascend Mate

 

O mercado dos phablet encontra-se em expansão e, sem duvida, a Huawei adiantou-se a muitos dos seus concorrentes com o novo Huawei Ascend Mate.

 

Com um ecrã de 6.1 polegadas, é difícil de classificar este equipamento como sendo um smartphone ou um tablet de dimensões reduzidas. As características de topo tornam-no uma excelente para quem procura um equipamento para entretenimento e tarefas exigentes.

 

> Design

Em termos de design, os acabamentos do Huawei Ascend Mate são bastante cuidados, sendo agradável ao toque. Possui ainda um redor em metal que, no final, não simboliza um grande impacto no peso de 198g.

 

 

Na parte superior encontramos a entrada para o cartão SIM, que necessita de uma pequena chave para que seja aberta, assim como a saída para os auscultadores e um pequeno microfone.

Na parte lateral encontramos os botões de Power, Volume e a entrada para o cartão SD. Por fim, na parte inferior, podemos encontrar a entrada Micro USB e outro microfone.

 

> Características

A nível das características o Ascend Mate possui um processador quad-core Hi-Silicon K3V2 a 1.5 GHz, 2GB de RAM, um ecrã 6,1" HD IPS+ com uma resolução de 1280x720 LCD (241 ppi), protegido por um Corning Gorilla Glass, 8GB de espaço para armazenamento, uma câmara traseira de 8MP e uma bateria de 4050mAh.

O sistema operativo escolhido é o Android 4.1, embora possa ser atualizado para o Android 4.2.

 

 

> Ecrã

O ecrã de 6.1 polegadas é, sem duvida, mais do que suficiente para poder usufruir de conteúdos multimédia HD. Com uma boa qualidade de imagem e um bom contraste, permitem visualizar conteúdos HD sem qualquer problema.

A resolução de 1280x720 px (241 ppi) é, no entanto, um pouco reduzida, mas nada que comprometa a utilização.

 

 

Outra característica a destacar no ecrã encontra-se a nível da funcionalidade touch, onde, a partir das definições do sistema operativo, poderemos optar pelo “Modo Luva”. Esta funcionalidade permite que sejam utilizadas luvas sem comprometer a funcionalidade touch do ecrã, algo que é de louvar num equipamento deste tipo.

 

> Desempenho

O desempenho é, no geral, muito bom, devido sobretudo ao processador quad-core Hi-Silicon K3V2.

É possível jogar jogos com qualidade sem o tradicional atraso que se faz sentir em muitos equipamentos.

 

A partir da aplicação Antutu, o Mate obteve uns respeitáveis 16.186 pontos, sobressaindo a boa performance final do sistema.

 

E, a nível da aplicação Quadrant Standard Edition, obteve igualmente um excelente valor de 5438 pontos, sendo superior ao HTC One X.

 

 

Resumindo, a nível de performance, irá ter capacidade tanto para conteúdos multimédia em HD como para os jogos mais exigentes da Google Play. A RAM permite ainda obter num bom desempenho a nível do multitasking, podendo utilizar várias aplicações em simultâneo sem falhas.

 

> Câmara

A camara de 8MP permite obter imagens de boa qualidade, embora não sejam tão nítidas como outros equipamentos similares.

Algumas cores, principalmente em ambientes com pouca luminosidade, ficam ligeiramente com pouco contraste. No entanto, para uma utilização regular, é mais do que suficiente.

 

> Som

A coluna traseira possui uma excelente qualidade sonora, sendo de destacar ainda a possibilidade de ativar o sistema “Dolby Digital Plus”.

Esta funcionalidade permite melhorar a qualidade sonora final, no entanto, nos nossos testes, verificamos que o volume foi ligeiramente afetado com a mesma.

Ou seja, de forma a obter uma melhor qualidade sonora, poderá ter de sacrificar um pouco do volume máximo. Mas nada que perturbe na hora de visualizar um filme, por exemplo.

 

> Emotion UI

Como é habitual, a Huawei utiliza a interface Emotion UI no Ascend Mate.

A interface permite simplificar a utilização do equipamento, embora continue a ter alguns aspetos negativos.

 

 

Entre estes é de destacar o facto de todas as aplicações instaladas serem automaticamente colocadas no ecrã inicial, sem a possibilidade de remover os ícones. Este processo é similar ao que ocorre no iOS.

Por este motivo deverá ser necessário utilizar pastas para organizar as diversas aplicações, sobre a possibilidade de, principalmente com várias aplicações instaladas, sobrelotar a interface principal com ícones.

 

No entanto é de congratular a simples personalização, onde o utilizador pode escolher entre vários temas e ícones para utilizar na interface com um simples toque.

 

> Conclusão

Em nota final, é importante realçar que o Ascend Mate possui boas características dentro de um preço igualmente razoável para um smartphone deste tipo.

Com um ecrã de boas dimensões poderá tratar de todas as tarefas de entretenimento e profissionais sem problemas.

 

O desempenho geral do sistema e em jogos é igualmente mutio bom, permitindo usufruir dos jogos mais recentes da Google Play e com gráficos acima da média sem o tradicional arrastamento e “lag”. A qualidade sonora também permite usufruir de musica com qualidade, em qualquer formato.

Por fim, a autonomia, nos nossos testes, foi relativamente boa, com uma média de 2 dias em utilização regular e Wifi ligado.

 

A ponto negativo encontra-se o facto dos 8GB de armazenamento não poderem ser totalmente utilizados. No final, o utilizador possui apenas 4.7 GB de espaço, sendo o restante utilizado pelo sistema e diversas aplicações do mesmo. Apesar de poder ser utilizado um cartão SD para expandir este espaço, ainda existem certas aplicações que irão necessitar de utilizar o armazenamento interno.

 

Em Portugal, o Huawei Ascend Mate encontra-se à venda por cerca de 399.90 euros.

 

O TugaTech agradece à Huawei pela disponibilidade do produto para teste.

 

A Huawei (nome oficial: Huawei Technologies Co. Ltd.) é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. Ela é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações da China e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Ericsson.

 

A Huawei foi fundada em 1988 por Ren Zhengfei e é uma empresa proprietária. Suas atividades principais são pesquisa e desenvolvimento, a produção e o marketing de equipamentos de telecomunicações, e o fornecimento de serviços personalizados de rede a operadoras de telecomunicações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech