1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Huawei Ascend Y530

 

O Huawei Ascend Y530 é o mais recente equipamento de entrada de gama da Huawei, prometendo um bom desempenho aliado a um preço competitivo. Nesta análise do TugaTech iremos verificar se o objetivo foi cumprido.

 

O Huawei Ascend Y530 possui entre as suas características um ecrã de 4.5 polegadas com uma resolução de 854 x 480 pixéis, um processador Snapdragon 200 MSM8210 dual-core a 1.2GHz, 512MB de RAM, 4GB de memória interna, uma câmara traseira de 5.0 MP e uma câmara frontal VGA. A nível do sistema operativo é utilizado o Android 4.3 Jelly Bean.

 

 

> Design

 

Na parte frontal do equipamento podemos verificar o ecrã, com um design bastante tradicional da Huawei, juntamente com os botões sensíveis ao toque, o altifalante frontal, o sensor de luminosidade e a câmara VGA.

 

 

A Huawei pretende manter o design dos seus equipamentos sem a utilização de botões físicos. Uma grande parte dos dispositivos da marca baseiam-se em teclas touch ou via software.

 

Na parte posterior podemos encontrar a câmara, adjacente ao LED flash e ao altifalante, juntamente com o logotipo da Huawei por debaixo da câmara.

 

 

Já na parte lateral encontramos os botões de volume e o botão Power.

 

 

Por fim, encontramos na parte superior da estrutura a entrada para os auscultadores de 3.5mm e, na parte inferior, a entrada USB para o carregamento e ligação ao computador.

 

 

No geral, o design do Huawei Ascend Y530 é atraente, contando com um design curvo na lateral e um plástico agradável ao toque. Este material também é bastante bom a nível das tradicionais “dedadas” que muitas vezes ficam sobre o plástico, não sendo visíveis de todo.

 

A nível do sistema operativo, é utilizado o Android 4.3 Jelly Bean. Até à data da realização desta análise, não se encontrava disponível nenhuma nova atualização. No entanto a versão 4.3 do Android será perfeitamente aceitável, mesmo não se tratando da mais recente 4.4 (KitKat).

 

Por fim, o único ponto negativo a frisar será o espaço ocupado pelas aplicações predefinidas. O Ascend Y530 possui várias aplicações instaladas por predefinição, sendo que, dos 4GB de memória interna, apenas cerca de 1.7GB se encontram disponíveis para o utilizador. Obviamente, pode sempre ser utilizado um cartão de memória para aumentar este limite, mas, mesmo assim, o espaço interno é limitativo.

 

 

 

> Interface

 

Como é normal encontrarmos em dispositivos da Huawei, a empresa continua a apostar na sua interface Emotion UI. Neste aspeto, os gostos variam consoante os utilizadores.

Um dos pontos principais da interface Emotion UI encontra-se na simplicidade de utilização. A Huawei pretende disponibilizar uma interface de fácil utilização para qualquer utilizador, contando com as principais ferramentas disponíveis em um clique.

 

 

Apesar da vantagem na simplicidade de utilização, alguns utilizadores preferem a interface padrão do Android. Isto não se trata, de todo, de uma limitação, visto que poderá sempre ser instalado um launcher específico da Google Play.

 

A nível do desempenho da interface, apesar do Snapdragon 200 não ser um processador de topo, a utilização é fluída. Não existem atrasos nas animações e na utilização geral do sistema.

 

 

> Desempenho

 

O Huawei Ascend Y530 não é considerado um smartphone de topo. Por este motivo, o desempenho não se espera que seja, à partida, elevado.

 

Para uma clarificação mais gráfica deste ponto, realizamos o teste utilizando a aplicação Antutu.

 

 

 

No final, o Y530 obteve cerca de 11890 pontos. Um valor razoável tendo em conta o equipamento e os seus componentes.

 

Este desempenho será mais do que suficiente para a maioria das aplicações, assim como para a realização de multi-tasking. Será igualmente aceitável para certos jogos, mas poderá ser verificada uma perda de fluidez em jogos 3D mais exigentes.

 

 

> Bateria

 

O Ascend Y530 possui uma bateria de 1700mAh que, no geral, se revelou ser satisfatória. Apesar de ainda ser necessário um carregamento diário para uma utilização média-elevada do dispositivo, é perfeitamente possível atingir uma carga completa da bateria por dois dias com uma baixa utilização.

 

Nos testes realizamos a visualização de um filme durante 85 minutos, com o ecrã sempre ligado. a luz de fundo no máximo e a bateria carregada a 100%. Após este teste, a bateria encontrava-se a 71%, um valor perfeitamente razoável para a utilização.

 

 

> Câmara

 

A câmara de 5MP é perfeitamente aceitável para a maioria dos equipamentos de baixa/média gama. No caso do Y530, as fotografias possuem uma qualidade razoável e aceitável para uma utilização diária.

 

No entanto, em ambientes de fraca luminosidade, existe uma certa perda de tonalidade nas cores. O zoom digital também não é recomendado, visto que é perfeitamente visível o efeito dos “pixéis”. No entanto, este fenómeno ocorre em praticamente qualquer equipamento móvel desta gama.

 

(Clique para visualizar a imagem completa)

 

Os vídeos possuem igualmente uma boa qualidade para uma gravação esporádica. No entanto, tal como nas fotos, pecam em ambientes de fraca luminosidade.

 

Por fim, a aplicação da Câmara é relativamente simples de utilizar mas completa. Disponibiliza as várias opções de uma forma clara acessível.

É ainda disponibilizado um modo panorama e a possibilidade de aplicar filtros às fotos (um pouco como o Instagram).

 

 

 

> Conclusão

 

No geral, o Huawei Ascend Y530 é um bom equipamento de baixa/média gama. Possui boas características para quem procura um equipamento barato, de qualidade e para uma utilização diária regular.

A interface Emotion UI é, sem dúvida, um ponto a favor para o dispositivo. Torna a utilização do dispositivo mais simples, mesmo para quem nunca tenha utilizado um equipamento Android. No entanto, esta opinião poderá variar de pessoa para pessoa.

 

A câmara, apesar de não ser excelente, é relativamente boa e possui vários extras agradáveis a nível do software.

Por fim, a bateria possui uma durabilidade acima da média para estes dispositivos, sendo outro dos pontos a favor.

 

A nível dos aspetos negativos encontra-se a na falta de espaço interno. Atualmente, 4GB é relativamente pouco para um dispositivo móvel. Este é ainda mais limitado se tivermos em conta que apenas cerca de 1.7GB se encontram efetivamente disponíveis.

Apesar de este ponto poder ser melhorado com um cartão SD, ainda existem muitas aplicações que não podem ser instaladas nestes, tornando-se assim inútil a utilização do microSD para estes casos.

 

Da mesma forma, o equipamento não possui características para os utilizadores de jogos 3D exigentes e várias aplicações de fundo ativas. Apesar de ser mais do que suficiente para uma utilização diária, poderá ser verificada uma perda de desempenho se forem utilizadas várias aplicações “em fundo”.

 

No entanto, englobando todos os pontos, o Huawei Ascend Y530 é um excelente dispositivo para quem procura um equipamento barato (cerca de 150 euros) e com características suficientes para uma utilização regular, embora, com um pouco mais de investimento, seja possível encontrar alternativas superiores.

 

O TugaTech agradece à Huawei pela disponibilidade do produto para teste.
 
A Huawei (nome oficial: Huawei Technologies Co. Ltd.) é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, localizada na província de Guangdong, na China. Ela é a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações da China e a segunda maior do mundo, atrás apenas da Ericsson.
 
A Huawei foi fundada em 1988 por Ren Zhengfei e é uma empresa proprietária. Suas atividades principais são pesquisa e desenvolvimento, a produção e o marketing de equipamentos de telecomunicações, e o fornecimento de serviços personalizados de rede a operadoras de telecomunicações.

Tenho um desses. Não vale a ponta dum corno mas funciona...





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech