1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

SK telecom Smart Beam

 

Quando se pensa em projetores muitos imaginam grandes equipamentos, muitas vezes pendurados no teto ou sobre mesas. Seria difícil imaginar um destes projetores na palma da mão? O SK telecom Smart Beam consegue concretizar esse sonho.

 

Os projetores conhecidos como “pico” caracterizam-se por serem pequenos, leves e portáteis. Apesar de existirem alguns modelos no mercado, muitos ainda continuam a possuir dimensões elevadas, pouca qualidade nas imagens ou um preço elevado.

O SK telecom Smart Beam pretende oferecer qualidade e portabilidade, mas será que consegue?

 

A nível das características, o SK telecom Smart Beam conta com um brilho de 35 Lumens, um contraste 800:1, um tamanho de 5 x 5 x 5 cm, e possibilita a projeção entre 30 e 90 polegadas com uma resolução de 640x480px. Possui ainda uma bateria integrada que, de acordo com a empresa, permite uma autonomia de 2 horas.

 

 

Este possibilita a ligação a qualquer dispositivo móvel que suporte a saída de imagem MHL ou HDMI. Isto inclui equipamentos como o Samsung Galaxy S5 ou o iPhone, assim como tablets (iPad,etc). No entanto nem todos os equipamentos são compatíveis com este formato de saída. Dessa forma, a utilização fica limitada.

 

Embora possa não ser compatível com todos os dispositivos móveis, é possível efetuar a ligação via HDMI, que abrange um conjunto mais elevado de dispositivos. Isto inclui a ligação HDMI das placas gráficas e de portáteis.

 

O design é, basicamente, um quadrado. Com apenas 5 cm e um peso de pouco mais de 128 gramas, é realmente portátil e simples de armazenar. Como comparação, poderá verificar a foto entre o projetor e uma moeda de 2 euros:

 

 

Não existem grandes botões em toda a estrutura.

Na parte frontal encontramos a saída de projeção, juntamente com o logotipo da marca.

 

 

Numa das laterais encontramos o botão “Power” juntamente com a entrada para a ligação dos dispositivos (Bean).

 

 

Na segunda lateral encontramos uma pequena roda para ajustar o foco da imagem, assim como a entrada microUSB para efetuar o carregamento.

 

 

Não existe forma de regular o zoom da projeção, expeto movimentando o próprio dispositivo.

 

Por fim, é ainda incluído uma pequena “capa” de silicone para proteger o dispositivo de possíveis quedas, assim como para garantir um pouco mais de aderência nas superfícies de apoio.

 

 

 

 

> Qualidade de imagem

 

Sendo um projetor, a qualidade de imagem é importante. Neste ponto, o Smart Beam peca em alguns aspetos.

 

Em primeira instância, numa utilização regular, a qualidade da imagem e o contraste são baixos. As cores não são vivas o suficiente e os pretos possuem uma tonalidade demasiado clara.

Em seguida, é bastante importante selecionar a superfície de projeção. Superfícies lisas e claras revelam ser melhores neste aspeto.

 

Por fim, a projeção até possui uma qualidade razoável se for efetuada num ambiente escuro. A título de exemplo, num escritório com as janelas fechadas e luzes apagadas. Ou numa sala.

No entanto, para uma utilização sobre condições normais e de luminosidade média/elevada a projeção poderá ser imperceptível ou perder qualidade/contraste.

 

 

 

> Bateria

 

A empresa promete uma autonomia de 2 horas, sendo que este valor se encontra próximo dos valores obtidos nos nossos testes. No entanto existe sempre a possibilidade de utilizar o dispositivo enquanto este se encontra a carregar, embora envolva utilizar mais cabos.

 

 

> Conclusão

 

Apesar das expectativas elevadas, o SK telecom Smart Beam demonstrou ser um projetor destinado a utilizadores casuais ou que necessitem de um pequeno projetor para apresentações esporádicas.

 

A baixa resolução leva a uma perda de qualidade considerável em comparação com os dispositivos a que se encontra ligado. Muitos desses equipamentos até deverão possuir uma resolução superior à do próprio projetor.

 

A falta de compatibilidade com os dispositivos móveis é outro ponto negativo a apontar. Apesar da ligação MHL se encontrar em vários dispositivos, ainda se encontra restrito a equipamentos de média/alta gama. Isto limita consideravelmente as possibilidades de utilização.

No entanto, o suporte a HDMI é uma mais valia, tendo em conta que todos os computadores atuais e equipamentos domésticos possuem esta ligação. Poderá perfeitamente utilizar o projetor para realizar pequenas apresentações num portátil ou até para apresentações de imagens.

 

Por fim, é importante sublinhar que a disponibilidade do equipamento é limitada. Apenas certas lojas o possuem em venda ao público, sendo que, noutros casos, será necessário optar por comprar em lojas no estrangeiro.

 

A Orange disponibiliza o SK telecom Smart Beam na sua loja online por 299 euros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech