1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ir à página : Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 2]

Conectado

#31Placa Grafica - Página 2 Empty Re: Placa Grafica - Dom 31 Ago 2014 - 15:12

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

O problema da "alternancia" da gráfica é algo que, pessoalmente, penso que afecta todos os sistemas, sejam Nvidia ou AMD. Alias, a gráfica nesse aspecto nem possui qualquer impacto, pois é algo mais da motherboard/BIOS.

 

No entanto, este problema não é muito expressivo se o sistema possuir as drivers mais recentes de cada marca. Wink

E, obviamente, a BIOS atualizada...


____________________________________________

Placa Grafica - Página 2 Tugatechuserbar
Placa Grafica - Página 2 3
Placa Grafica - Página 2 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#32Placa Grafica - Página 2 Empty Re: Placa Grafica - Dom 31 Ago 2014 - 16:11

nlgpinto

Utilizador
nlgpinto

Isto não é uma questão de AMD vs Nvidia. Isto é um problema específico dos portáteis e do sistema de gráficos alternáveis. Se os da Nvidia não são melhores, então é grave, porque os da AMD são lixo.

Atualizar a BIOS nem sempre resolve o problema, aliás por vezes até cria novos problemas.

Dou um exemplo:

Um amigo meu, tinha um problema nas portas USB 3.0, que por uma qualquer razão deixavam de funcionar aleatoriamente .

Resultado, o problema era um bug na BIOS.

 

O rapaz atualizou a BIOS (porque a versão mais recente corrigia o problema) e surpresa, surpresa, ficou sem a opção de desativar os gráficos alternáveis automáticos. Resultado teve de voltar a reinstalar a versão anterior.

Eu considero isto um um problema GRAVE!

Outro problema é que a HP costumiza os seus próprios drivers (não sei se todos os fabricantes fazem o mesmo, mas o meu outro portátil da System76 não tem drivers customizados e funciona às mil maravilhas). Se és Gamer, e queres drivers mais recentes para aquele jogo XPTO, ….AZAR! Porque a HP não se dá ao trabalho de lançar atualizações. E a diferença entre os drivers da HP e os oficiais da AMD chega a ser de mais de 10fps em alguns jogos.

Eu considero isto uma diferença substancial

 

Ora se eu pago pela gráfica dedicada, é para usufruir plenamente dela, coisa que não é possível se não poder instalar drivers OFICIAIS do fabricante da GPU.

 

E à mais.... os drivers da GPU da HP por vezes desativam a aceleração da GPU para processamento de video. Ou seja, para a HP se usas o portátil para edição de video.... AZAR!

A única solução é instalar drivers hackiados!

Isto é normal?

 

Outra... à uns meses atrás tive uma atualização para um dos meus portáteis que é da HP, que resolveu desinstalar o HP Coolsense.

O que é o HP Coolsense, perguntam vós? É o programa da HP que controla a velocidade da fan do sistema. Resultado o portátil começou a sobreaquecer e andei uma tarde inteira a tentar arranjar uma forma de reinstalar o programa novamente, o que implicou, entre outras coisas, bloquear o programa de atualização da HP com a firewall.

Isto é normal?

 

Outra... à um mês atrás tive de limpar a fan do portátil e substituir a massa térmica. Resultado, tive de desmontar completamente o portátil só para limpar a porra da fan. Para realizar um SIMPLES acto de manutenção, obrigam um tipo a desmontar COMPLETAMENTE o portátil.

Isto é normal?

E a lista continua....

 

Conectado

#33Placa Grafica - Página 2 Empty Re: Placa Grafica - Dom 31 Ago 2014 - 17:54

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Antes de tudo à que ver o funcionamento desta "alternância". A maioria das fabricantes estabelece um limite de utilização do GPU a partir do qual se passa da gráfica interna para a dedicada.

A verdade é que muitos dos problemas não são devido a essa alternância, mas sim dos próprios programas utilizados ou do limite elevado.

 

Por exemplo, alguns jogos podem apresentar o sistema com uma gráfica interna e uma dedicada, enquanto outros apenas apresentam uma dessas opções. O caso que mais me recordo é o titulo PES, que apenas detecta a gráfica integrada e causa problemas como a impossibilidade de jogar, mesmo que a gráfica dedicada seja mais do que suficiente.

Este problema é do próprio jogo, não muito da fabricante ou fabricante da gráfica...

 

O outro ponto já é mais da fabricante, sendo que podem impor uma "utilização" elevada do GPU integrado antes que o GPU dedicado "entre em acção".

 

E quanto às drivers, a maioria das fabricantes (e, por experiência, sei que a HP também faz o mesmo) não existem diferenças a nível das drivers. Muitas das vezes são apenas as drivers oficiais da AMD com o logótipo alterado ou nem isso.

O que podem existir são as drivers desatualizadas. Quando a AMD disponibiliza drivers atualizadas, a HP pode demorar semanas ou mesmo meses para as disponibilizar no seu site.

 

Em todo o caso, só instala as drivers da fabricante quem quer. Nada impede que se vá ao site da AMD e faça o download dessas.

Em alguns sistemas de "duas graficas", porem, pode ser mesmo necessário utilizar as da fabricante, ou as drivers da AMD apenas podem não detectar o sistema como contendo a gráfica dedicada (ou seja, apenas detectam a integrada e não deixam instalar as drivers). Neste caso é que nada feito... Sad

 

Quanto ao ponto da manutenção, isso não é so da HP Razz

Já vi muitos portáteis, e de várias marcas, que são bastante difíceis de desmontar para tarefas simples. Depende mais do modelo do portatil, não da fabricante... Mas isso é o menos. Smile

 


____________________________________________

Placa Grafica - Página 2 Tugatechuserbar
Placa Grafica - Página 2 3
Placa Grafica - Página 2 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#34Placa Grafica - Página 2 Empty Re: Placa Grafica - Dom 31 Ago 2014 - 19:24

nlgpinto

Utilizador
nlgpinto

Eu não sei se agora esse sistema está melhor do lado a AMD ou não, mas no meu portátil nenhum jogo reconhece a gráfica dedicada, a não ser que mude a alternância automática para o modo fixo, na BIOS. Aí já dá sem problemas. Mas isso sou eu que tenho a sorte de ter essa opção, conheço gente que não tem e têm os mesmo problemas que eu.

Fora disso, nunca tive sorte com esse sistema, pelo menos do lado da AMD. E não sou o único a ter problemas, há vários fóruns de pessoal a reclamar disso.

 

“O que podem existir são as drivers desatualizadas. Quando a AMD disponibiliza drivers atualizadas, a HP pode demorar semanas ou mesmo meses para as disponibilizar no seu site.”

 

DJPRMF, se a HP fornece atualizações do drivers das gráficas, disponibiliza aí um link porque eu não conheço. Não digo que não exista, mas não conheço. Do meu portátil nunca houve atualizações. Os que estão no site da HP são os mesmo que o portátil tinha de origem, que são de 2011 (julgo) desde essa altura já houve várias atualizações e até agora da HP, Zero. Até te deixo a versão do meu portátil HP DV6 6190sp.

 

Quanto a instalar drivers oficiais dos fabricantes das gráficas, da Asus e da System76 sei que é possível porque tenho experiência com ambas as marcas.

 

Já com a HP não é assim. Pelo menos no meu caso, e no caso de 2 amigos meus, os drivers oficiais da AMD não funcionam. É que nem sequer dá para instalar. As razões são exatamente as que referis-te.

Curiosamente, houve uma altura em que dava, o problema, no meu caso, é que perdia a possibilidade de usar os gráficos alternáveis e de regular a luminosidade do monitor. Ou seja, só podia usar a GPU dedicada e ficava com a iluminação do monitor no máximo, o que não era grave.

Mas agora, já nem isso dá para fazer.

Os únicos drivers atualizados da AMD que funcionam no meu portátil são os deste site http://leshcatlabs.net/, e mesmo assim com muitos BSODs.

 

Em termos de diferenças, depende. Na maioria das aplicações realmente não há diferença. Mas em alguns jogos sim, já fiz esse teste e a diferença em casos pontuais chega a ser de +/-10fps, e isso não é insignificante. Para além disso quando uso os tais drivers Hackeados consigo usar a aceleração da GPU durante o processamento de video, e isso também não é insignificante.

 

“Muitas das vezes são apenas as drivers oficiais da AMD com o logótipo alterado ou nem isso.”

 

Não ponho isso em causa mas, se isso é verdade para a HP, então porque não é possível instalar drivers do site da AMD? E porque é que existe um site com drivers “hackeados” para portáteis da HP?

 

“Quanto ao ponto da manutenção, isso não é só da HP”

Eu não disse que era um problema exclusivo, eu disse só que é um problema . O meu System76, por exemplo não tem esse problema, nem nenhum dos que referi em cima, mas também foi bem mais caro.

 

Que fique claro, que isto não é nada contra a HP em concreto. Não acho bem é que um tipo gaste o dinheiro e fique com um portátil que só dá 80% do seu potencial. Isso para mim é um produto defeituoso. Logo se o OP acabar com um portátil com problemas destes deve devolve-lo a precedência e sem contemplações, se um tipo paga não é para se contentar com 80%.

E a maioria dos portáteis da HP que tive o desprazer de usar (e já foram alguns), invariavelmente veem defeituosos de fábrica, e com problemas que não se limitam só aos aos que referi.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 2]

Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech