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A fabricante Lenovo encontra-se a ser alvo de críticas nas últimas semanas, depois de ter sido descoberto que estaria a implementar vários tipos de adware nos seus portáteis.

 

De acordo com o portal Arstechnica, a empresa estaria a adicionar adware nos equipamentos vendidos, com o objetivo de apresentar material publicitário, de forma aleatória, nos sites onde os utilizadores acedessem.

Os adwares encontra-se sobre os nomes Superfish, VisualDiscovery ou Similarproducts, sendo que, dependendo do caso, podem apresentar pequenos anúncios publicitários em páginas de pesquisa ou resultados similares noutros sites de terceiros.

 

Durante o mês passado, a própria Lenovo confirmou a existência deste adware, tendo referido que o mesmo estaria instalado apenas com o objetivo de ajudar os utilizadores. Em todo o caso, a empresa refere ter removido o adware Superfish dos novos equipamentos. Isso não invalida, porém, os equipamentos vendidos até à data, onde os utilizadores necessitam de os remover manualmente.

 

Apesar de o adware poder ser facilmente removido, existem relatos que este pode ter implicações mais graves, nomeadamente abrindo uma porta para ataques man-in-the-middle. No caso do Superfish, este adware instala um certificado SSL no sistema de forma automática. Caso a chave desse certificado seja explorada, poderá permitir a terceiros intercetar todo o tráfego HTTPS realizado no sistema.

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