1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

linux destruido

 

A linha de comandos do Linux tanto é uma das mais poderosas soluções deste sistema, como das mais destrutivas. E isso pode ser comprovado com apenas um simples comando.

 

A partir dos fóruns de suporte da distribuição Arch do Linux, um utilizador reportou que o comando “rm -rf –no-preserve-root /” foi suficiente para danificar permanentemente um sistema, impedindo o mesmo de arrancar.

 

O comando em si não possui grande utilidade, exceto a de eliminar todo o conteúdo do disco. Este não deveria ser destrutivo para além da própria instalação do Linux. No entanto, quando utilizado em certos modelos de portáteis (o reportado era da MSI), este pode também eliminar conteúdos respeitantes à partição de arranque UEFI, o que impede permanentemente o arranque do computador.

 

linux comando

 

O problema aparenta encontrar-se na localização “/sys/firmware/efi/efivars/”, que contem vários scripts necessários para o arranque da moderna UEFI. Esta deveria encontrar-se em modo apenas para leitura, mas em alguns sistemas é possível igualmente aceder e escrever dados na mesma. Ao ser executado o comando, todo o conteúdo desta diretoria é eliminado, o que leva à impossibilidade de arranque do sistema posteriormente.

Uma vez eliminado o conteúdo, o sistema fica permanentemente danificado, sem possibilidade de recuperação.

 

Até ao momento este problema aparenta encontrar-se apenas em sistemas portáteis da marca MSI. No entanto, caso possua um portátil com uma distribuição Linux instalada, e esteja a ponderar utilizado o comando “rm” por “diversão”, fique atento à possibilidade de não conseguir arrancar mais o equipamento no futuro.

 

Via ArchLinux

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech