1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook Hoax

 

Nos últimos dias cada vez mais utilizadores do Facebook têm partilhado mensagens do seguinte género:

 

“Atenção: É oficial e passou na TV. O Facebook vai começar a ser pago, a partir deste verão. Se copiares isto para o teu mural, o teu ícone ficará azul e o Facebook estará livre para ti. Por favor, passa esta mensagem. Se não, o teu perfil será apagado. Copia e cola no teu mural”

 

Existem diferentes variações destas mensagens. Umas indicam que o Facebook irá começar a ser pago, e que apenas com a partilha da mensagem irá poder continuar a utilizar gratuitamente a plataforma. Noutras, a mensagem indica que o Facebook vai tornar-se uma “entidade pública” e irá começar a publicar mensagens e fotos privadas publicamente.

 

Facebook Hoax

 

Não, o Facebook não vai começar a ser pago e não vai publicar os seus conteúdos privados. E, mesmo que assim fosse, não seria uma simples mensagem no perfil que iria evitar o problema.

A presente mensagem, ou outras variantes, tratam-se apenas de “mensagens falsas”, ou mais conhecidas na internet como um “hoax”. É algo similar a muitos emails e mensagens que circularam pela internet durante anos, nos quais indicavam que, “caso não partilhe uma mensagem com X amigos, vai ter X anos de azar.”

 

Estas mensagens não possuem qualquer sentido prático, sendo que a grande maioria apenas pretende levar os utilizadores a partilharem algo “por diversão”, e que pode mesmo acabar por aborrecer outros seguidores na plataforma. Por muito divertido que pareça, é algo incorrecto de se partilhar. (já imaginou ver dezenas destas mensagens durante um dia de navegação no Facebook? Torna-se repetitivo rapidamente).

 

No entanto, apesar de muitos utilizadores terem conhecimento do que se trata este tipo de mensagens, ainda existe quem acredite nas mesmas, o que leva a continuar a sua propagação e partilha.

 

Um hoax deste tipo pode ser facilmente identificado. Em primeira instancia, a grande maioria inclui situações potencialmente danosas a nível pessoal (como a partilha de fotos privadas) ou que envolvam algum tipo de pagamento. A grande maioria das situações serão algo completamente desfasado do que seria de esperar da normalidade.

Outra característica encontra-se na inclusão de frases que incentivem a partilha. Termos como “Partilhe esta mensagem para evitar que...” são algo recorrentes para incentivar outros utilizadores a partilharem a mesma mensagem.

Por fim, fique atento aos meios de comunicação, como é o caso do TugaTech. Tais alterações profundas na rede social, a serem verdade, seriam certamente um dos temas do dia em toda a internet. Se não existem relatos que tal irá ocorrer por fontes credíveis, muito provavelmente não se trata de algo real.

 

Da próxima vez que vir uma mensagem a incentivar a partilha para evitar que o “Facebook comece a ser pago”, não realize o “copy/paste” da mesma.

Informe antes o utilizador que se trata de um hoax e que não deve acreditar no mesmo, incentivando-o a não partilhar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech