1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware no Android

 

Um novo malware para o sistema Android, desenvolvido na china, já terá infetado mais de 10 milhões de equipamentos a nível mundial.

 

De acordo com os dados da empresa de segurança Check Point, o malware conhecido como HummingBad foi criado apenas há poucas semanas, mas já se encontra presente em milhões de equipamentos. Este malware foi desenvolvido por programadores da empresa Yingmob, sediada na China.

 

O malware tenta realizar o root aos equipamentos, procedendo posteriormente com a criação de um botnet. Este pode ser futuramente utilizado para realizar ataques externos ou até como intermédio em processos de comunicação. Os dispositivos infetados pelo malware também possuem os seus dados em risco, uma vez que estes podem ser acedidos remotamente.

 

O malware também pretende ser utilizado como um meio de rendimento para a empresa Yingmob, sendo que a mesma lucra com cliques forçados em publicidade e instalação de aplicações nos equipamentos. Praticamente qualquer versão do Android pode ser afectada, incluindo as versões mais recentes. No entanto, a grande maioria das infeções detetadas têm origem do Jelly Bean e do KitKat.

 

Versões do Android afetadas pelo malware

 

A recomendação para prevenir ser infetado com o HummingBad continua a ser bastante simples: evitar realizar o download de aplicações por fontes não oficiais. São extremamente raros os casos em que um malware consegue permanecer tempo suficiente em lojas oficiais, neste caso seria a Google Play Store, para causar danos avultados.

 

Via Check Point

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech