1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Trojan no Android utiliza o Twitter para comunicação central

Publicado em

malware para android

 

A empresa de segurança ESET encontra-se a alertar para uma nova ameaça aos equipamentos Android.

Apelidado de “Android/Twittor”, este trojan pode ser integrado em qualquer aplicação, e distribuído sobre as lojas oficiais da Google ou em lojas de terceiros, com vista a infetar o máximo de equipamentos possíveis. Mas o destaque deste trojan encontra-se no facto de utilizar o Twitter como meio de comunicação central.

 

Normalmente, estes malwares destinam-se a criar complexas redes de botnet, as quais necessitam de um servidor central para ser controlada. O problema nesta situação ocorre quando as autoridades conseguem apreender o servidor, deixando a rede botnet de ter efeito prático, visto que a sua principal fonte de comunicação é desligada.

 

A particularidade do Twitoor encontra-se no facto de utilizar o Twitter como meio de comunicação e de receber/enviar comandos. O trojan, uma vez instalado no equipamento, fica pronto a receber comunicações do Twitter, o que é praticamente impossível de bloquear diretamente.

 

Este método de ataque não é recente, sendo que alguns botnets para sistemas Windows conhecidos já utilizam as redes sociais para receberem comandos. Mas no caso do Android, esta é a primeira vez que o Twitter é utilizado dentro da plataforma. No passado, as descobertas mais elaboradas envolviam blogs comprometidos ou sistemas de envio de mensagens na nuvem, como as ferramentas de comunicação da Google.


A carregar...




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech