1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Web of Trust

 

A conhecida Web of Trust, ou WoT, encontra-se atualmente a enfrentar críticas dos utilizadores depois de ter sido revelado que os dados de navegação dos utilizadores poderiam estar a ser vendidos ou distribuídos com terceiros de forma que compromete a privacidade.

 

O Web of Trust trata-se de uma extensão para os principais navegadores no mercado, bem como para equipamentos móveis, que permite aos utilizadores votarem em determinados sites e ajudarem, de forma comunitária, a identificar potenciais sites maliciosos e os que são seguros. Esta extensão conta atualmente com mais de 140 milhões de download.

 

No entanto, de acordo com os relatos do portal alemão NDR, foi recentemente descoberta uma lista que contem os hábitos de navegação para mais de 3 milhões de utilizadores na Alemanha. Esta lista foi criada tendo como base os dados recolhidos em algumas extensões de navegadores, entre as quais se destaca a WoT.

 

privacidade online

 

Segundo a NDR, a Web of Trust encontra-se a vender os dados dos utilizadores a terceiros, sendo que estes são depois distribuídos para outras entidades como forma de analisar os hábitos de navegação. Em alguns casos, podem ter sido comprometidas algumas informações pessoais, já que os dados descobertos incluem endereços de email, nomes, moradas, datas e horas de navegação, bem como ID’s específicos de cada utilizador.

 

Na lista encontram-se mais de 3 biliões de endereços web diferentes, sendo que a grande maioria não se encontra anónima. Estes dados podem facilmente ser associados a utilizadores específicos, algo que as agencias noticiosas na Alemanha revelaram ter conseguido realizar sem grandes problemas.

 

No caso do WoT, a empresa afirma na sua Política de Privacidade que recolhe algumas informações associadas à navegação dos utilizadores, que está na própria raiz de funcionamento deste serviço. No entanto é referido que estes dados são partilhados de forma anónima com terceiros, de forma a que nenhum possa ser associado a utilizadores específicos. Entre os dados registados na Política de Privacidade, porém, encontram-se o IP utilizado na navegação e o ID dos utilizadores, o que poderá estar na base para facilitar a identificação

 

exemplo da WOT

 

A WOT já respondeu a este problema, afirmando que os dados recolhidos pela extensão podem ser partilhados com terceiros, mas de forma anónima. Porém, o facto de os meios de imprensa da Alemanha terem conseguido conjugar utilizadores específicos com os dados indica que o anonimato não está a ser corretamente aplicado.

 

Depois desta situação ter sido reportada publicamente, as extensões do WoT foram removidas das lojas de extensões da Google e do Firefox. Caso possua a extensão instalada, e como medida de prevenção, será recomendado que a mesma seja removida o mais rapidamente possível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech