1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

iPhone ecrã de bloqueio

 

A privacidade e segurança dos dados pessoais dos utilizadores é certamente algo que preocupa muita gente. E, no que respeita a equipamentos móveis, estes podem muitas vezes conter informações bastante intimas.

 

A Apple permite que os utilizadores realizem o backup dos seus conteúdos para o iCloud, num sistema encriptado. No entanto, segundo as descobertas recentes de uma empresa especializada em segurança Russa, os backups da Apple também incluem outras informações que normalmente não deveriam ser registadas, como é o caso dos dados de chamadas.

 

De acordo com a empresa russa Elcomsoft, os backups realizados pela Apple no iOS contem todos os registos de ligações realizadas nos últimos quatro meses, mesmo que estes registos tenham sido eliminados do equipamento.

Os dados incluem as chamadas realizadas e os números de telefone, a duração da chamada, as chamadas perdidas, entre outros detalhes. Além das próprias informações do iOS, o problema agrava-se com o fato de também serem guardados dados de aplicações externas, como é o caso do FaceTime, o Facebook Messenger ou o WhatsApp.

 

Para que estes dados sejam sincronizados com os servidores da Apple, apenas é necessário que o backup via iCloud esteja ativo. E não é possível desativar a recolha dessas informações, uma vez que a opção não surge no sistema.

 

> A resposta da Apple

 

A Apple já respondeu a este caso. Em comunicado ao portal The Intercept, a empresa afirma que os dados são recolhidos para conveniência dos utilizadores. Com estes, os dados poderão ser sincronizados automaticamente em outros equipamentos.

Ou seja, se restaurar um backup do iCloud noutro equipamento, os dados de chamadas telefónicas realizadas ou até os registos do WhatsApp irão ser automaticamente restaurados.

 

icloud

 

Apesar de ser uma explicação coerente, é importante sublinhar que a empresa não permite desativar a recolha desta informação, como acontece com outras opções de backup. Além disso, os dados recolhidos equivalem a quase quatro meses, um valor consideravelmente superior aos 30 ou 60 dias de registo que a maioria das operadoras é obrigada a manter.

 

Via Intercepter

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech