1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware para android

 

Recentemente foi descoberto um novo malware para o sistema Android, que explora vulnerabilidades existentes nas versões do Jelly Bean, Kit Kat e Marshmallow.

 

De acordo com a empresa de segurança CheckPoint, o malware conhecido como “Googlian” já infectou mais de 1 milhão de equipamentos em todo o mundo. Este continua também em expansão, infectando cerca de 13 mil equipamentos por dia.

O malware é capaz de se esconder em aplicações aparentemente legitimas, passando despercebido aos utilizadores. O maior crescimento da propagação do malware aparenta encontrar-se no mercado asiático, que é onde existem diversas lojas não oficiais da Google a disponibilizarem aplicações, e algumas das quais contêm o “Googlian”.

 

Assim que o equipamento é infetado, o Googlian abre uma porta de comunicação remota, possibilitando ao atacante aceder remotamente ao equipamento e executar código no mesmo. Além disso o malware também rouba o token de segurança de aplicações como o Google, Gmail e Facebook, o que pode levar ao acesso ilimitado das contas nestes serviços.

 

malware no android

 

Apesar da possibilidade do malware ser utilizado para roubo de dados, os atacantes parecem encontrar-se a utilizar o mesmo como forma de manipular os resultados de aplicações na Google Play. Através da instalação automática de aplicações, o malware é também capaz de enviar resultados de cinco estrelas para a Google Play, aumentando a reputação de uma determinada app sem que o utilizador se aperceba.

 

Para ajudar os utilizadores, a Check Point criou uma ferramenta que permite identificar se um determinado email se encontra vulnerável. Para utilizar a mesma basta introduzir o email associado com o equipamento Android. Caso esteja vulnerável, a única forma de garantir total segurança será a reinstalação completa do sistema operativo nesse equipamento.

 

Via The Verge

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech