1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

imagem comprimida da Google

 

A Google publicou hoje no Github um novo projeto que ser encontra em desenvolvimento, apelidado de Pik.

 

Este novo projeto consiste basicamente num novo formato de imagem, destinado sobretudo à Internet. Apesar de ainda serem conhecidos poucos detalhes acerca do mesmo, a empresa refere que este formato garante uma elevada taxa de compressão, e consequentemente ficheiros mais pequenos de imagens, com relativamente pouca perda de qualidade.

 

Este formato é bastante similar a outro que a empresa lançou em meados de 2010, o “WebP”, mas que acabou por não ser adotado em larga escala pelos websites.

Na publicação do Github a empresa revelou apenas alguns detalhes para os programadores sobre como utilizar o formato, bem como dois ficheiros para codificar e descodificar as imagens no formato “.pik”.

 

readme do projecto

 

Seja como for, a empresa afirma que o projeto ainda se encontra numa fase bastante inicial, e não deve ser utilizado por enquanto em larga escala ou para projetos em produção final.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech