1. TugaTech » Software » Noticias de Software


Últimos assuntos
Siga-nos


Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Guru do software livre diz que o ChromeOS é uma ameaça para os utilizadores

Publicado em

Stallman, líder da conhecida Free Software Foundation (FSF), considera que, em vez de cloud computing, a comunidade tecnológica deveria usar os termos de careless computing (tradução: computação descuidada).

O ChromeOS, sendo um sistema operativo baseado na nuvem, não poderia escapar às críticas de Richard Stallman. Para o líder da FSF, a Google tenta aliciar os utilizadores a adotar um sistema operativo que não exige computadores muito potentes, a troco do controlo dos dados pessoais, que passam a ficar alojados algures em redes geridas pela líder dos motores de busca.

De resto, o próprio conceito de cloud computing (ou como Stallman diz, o careless computing) não escapa a uma apreciação pouco recomendável para os leitores mais suscetíveis: "Vai continuar a haver gente a enveredar pelo careless computing, porque todos os dias há gente estúpida a nascer".

Em declarações reproduzidas pelo The Guardian, Stallman sublinha que o uso do cloud computing pode facilitar os mandados de busca e as pesquisas de dados, sem mandados dos juízes.

Em contrapartida, o armazenamento de dados em computadores pessoais permite o controlo dos utilizadores e as autoridades - ou entidades externas - só acedem à informação mediante decisão judicial ou vontade dos proprietários das máquinas.

Tirando o facto de usar Linux, o ChromeOS não merece qualquer outro elogio de Stallman: "vai ser distribuído sem as aplicações mais populares, e está desenhado para limitar a instalação de outras aplicações".


Fonte:Exame Informatica



Última edição por DJPRMF em Ter 14 Dez 2010 - 20:19, editado 1 vez(es) (Razão : Pequeno detalhe estético)


A carregar...

Comentário antigo:
Sinceramente também não espero muito do ChromeOS, e até por algumas razões ai em cima referidas.

Comentário antigo:
Tonito1 escreveu:Sinceramente também não espero muito do ChromeOS, e até por algumas razões ai em cima referidas.

Pessoalmente penso que o cloud pode ter algumas vantagens, mas aplicar esse sistema num SO não o considero muito "vantajoso" nem seguro...

Mas só o tempo o dirá... Smile




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechWebrádio TugaTechWebradio TugatechHost TugaTechHost TugaTech