1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

App Store recebe primeira aplicação desenvolvida por programador cego Buscaminas-accesible-cf86
Jonathan Chacón, um espanhol de 31 anos, é o primeiro programador cego a desenvolver uma aplicação para a App Store da Apple, o Buscaminas Accesible.

A aplicação é um jogo baseado no Minesweeper, um jogo de estratégia onde a o utilizador tem de descobrir a localização de bombas num campo minado. A especificidade da aplicação é a sua acessibilidade tanto a pessoas cegas como a pessoas que não tenham essa deficiência.

Como cita o El País, Chacón referiu a pouca oferta de jogos para pessoas com deficiências, sendo esta na ordem de 0,1 %. O programador revelou ainda que há jogos específicos para certas deficiências mas que acabam por ser discriminantes por não permitirem o acesso a todas as pessoas.

O interesse de Jonathan Chacón no desenvolvimento de um jogo surgiu depois de adquirir um iPhone 3GS e constatar que não existiam jogos acessíveis para cegos.

Posteriormente, Chacón decidiu criar uma ferramenta própria de desenvolvimento de jogos de acordo com padrões de acessibilidade.

Depois do lançamento do Accessible Minesweeper, Jonathan Chacón criou a companhia Tyflos Accessibility Software onde pretende reunir os seus desenvolvimentos.

O Buscaminas Accesible está disponível na App Store da Apple por um preço de 0,79 euros.
Fonte: Exame Informática

A realidade é dura e crua, não posso dizer que é o melhor programa de sempre, mas uma realidade é certa, para uma pessoa cega é muitooo bom

Alone escreveu:A realidade é dura e crua, não posso dizer que é o melhor programa de sempre, mas uma realidade é certa, para uma pessoa cega é muitooo bom
Mesmo!
Alem de qualquer pessoa poder jogar o programador de certeza que vai criar mais alguns e assim pode lhe garantir um bom futuro.

Custa-me até pensar como alguém com dificuldades visuais consegue trabalhar com o Telemóvel touch. :S

Sim mesmo Surprised
Eu tenho o meu e vejo muito bem e mesmo assim é bem dificil por vezes :$

Alone escreveu:Sim mesmo Surprised
Eu tenho o meu e vejo muito bem e mesmo assim é bem dificil por vezes :$
Até comigo!
de vez em quando lá abro ou clico em algo que não queria Razz

Tonito1 escreveu:
Alone escreveu:Sim mesmo Surprised
Eu tenho o meu e vejo muito bem e mesmo assim é bem dificil por vezes :$
Até comigo!
de vez em quando lá abro ou clico em algo que não queria Razz

Por isso mesmo existem alguns programas de ajuda...

Mas para a criação de algo como um jogo, é mesmo necessário muito talento e dedicação Smile

DJPRMF escreveu:
Tonito1 escreveu:
Alone escreveu:Sim mesmo Surprised
Eu tenho o meu e vejo muito bem e mesmo assim é bem dificil por vezes :$
Até comigo!
de vez em quando lá abro ou clico em algo que não queria Razz

Por isso mesmo existem alguns programas de ajuda...

Mas para a criação de algo como um jogo, é mesmo necessário muito talento e dedicação Smile
Tens razao Very Happy

DJPRMF escreveu:
Tonito1 escreveu:
Alone escreveu:Sim mesmo Surprised
Eu tenho o meu e vejo muito bem e mesmo assim é bem dificil por vezes :$
Até comigo!
de vez em quando lá abro ou clico em algo que não queria Razz

Por isso mesmo existem alguns programas de ajuda...

Mas para a criação de algo como um jogo, é mesmo necessário muito talento e dedicação Smile

Nem mais.





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech