1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Novos corretores no Microsoft Office estão disponíveis Office_2010logo1
O Microsoft Office 2010 (e também a versão anterior, a 2007) contam a partir de hoje com verificadores e corretores de escrita adaptados às novas regras ortográficas em vigor em Portugal, conforme aprovado pela Assembleia da República no passado mês de Dezembro de 2010.

Integração dos novos corretores ortográficos no Microsoft Office 2010 (e também 2007) resulta do trabalho desenvolvido nos últimos meses por linguistas nacionais do ILTEC e membros do MLDC, o Centro de Investigação e Desenvolvimento da Microsoft em Portugal. Trata-se da versão oficial do Acordo Ortográfico aprovada pela Assembleia da República que é agora refletida no programa de escrita da Microsoft em Português. O suporte à versão oficial do Acordo Ortográfico será incluído igualmente nas ofertas de outros produtos Microsoft na área da produtividade (tais como servidores de colaboração, comunicação, etc.) e também nas ofertas puramente online (em modelo ”Cloud”) já existentes e nas que vão disponibilizar no futuro.

A Microsoft Portugal lança este novo recurso para responder às necessidades dos muitos utilizadores do Office que, por razões profissionais ou por escolha pessoal, escrevem de acordo com as novas regras ortográficas. O conjunto de corretores ortográficos é disponibilizado gratuitamente através de atualizações disponíveis no site www.microsoft.pt/acordoortografico para os utilizadores do Office 2010 e 2007. Esta atualização permite que se continue a usar a anterior ortografia ou que se opte pela que agora está a ser introduzida, de modo a facilitar a revisão de documentos, antigos ou novos. Pode ainda servir, em simultâneo, para os utilizadores do Microsoft Office se familiarizarem com as novas regras de escrita.

De realçar que o suporte da versão oficial no Acordo Ortográfico aprovado pela Assembleia da República a 15 de Dezembro de 2010 será incluído igualmente nas ofertas de outros produtos Microsoft na área da produtividade (tais como servidores de colaboração, comunicação, etc) e também nas ofertas puramente online (em modelo ”Cloud”) já existentes e nas que a empresa se prepara para disponibilizar no futuro.

A Microsoft contou com a colaboração do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC), que lhe cedeu os recursos necessários para proceder à criação do pacote de atualização do Office 2007 e 2010, seguindo a interpretação do Acordo Ortográfico levada a cabo para o Vocabulário Ortográfico do Português, desenvolvido pelo ILTEC. Recorde-se que esta interpretação do Acordo Ortográfico foi recentemente adotada através da aprovação da Proposta de Deliberação N.º 8/XI da Assembleia da República, de 15 de Dezembro de 2010, e pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 8/2011, de 25 de Janeiro.

Reconhecendo o importante papel que a Microsoft tem no uso da língua portuguesa no domínio digital em todos os países em que esta é oficial, nomeadamente devido à grande difusão do Office, o ILTEC propõe-se assim facilitar o processo de adaptação ao Acordo Ortográfico, complementando o Vocabulário Ortográfico Português com estas ferramentas. O ILTEC complementa ainda esta oferta com a ferramenta de conversão ortográfica Lince, que permite converter rapidamente um grande número de documentos em vários formatos, nomeadamente DOC e DOCX, para a nova grafia.
Fonte: BiT

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech