1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Programadores dizem que o Market do Android está cheio de pirataria Appsan10
Começam a subir de tom as queixas de programadores que dizem que a Google não toma as medidas necessárias para evitar cópias piratas das aplicações distribuídas no Market, do sistema operativo Android.


A quase inexistência de supervisão do que é distribuído no Market estará a potenciar a usurpação de aplicações, que são facilmente republicadas com nomes de autores diferentes, que pretendem lucrar com a programação e as ideias alheias.

Kevin Baker, programador britânico que pertence ao grupo dos lesados pela usurpação de apps, fez a seguinte denúncia ao The Guardian: "Um dos meus clientes enviou-me um mail há cerca de três semanas a informar que outra empresa estava a vender uma versão da minha app - depois de a ter pirateado e feito o upload (para o market) como se fosse dessa empresa. E esta empresa também está a vender versões pirateadas de outros jogos. Contactei os verdadeiros criadores desses jogos, mas passada uma semana as versões piratas continuavam à venda. A Google devia ter uma linha de denúncias para estes casos".

Baker acusa a empresa Joyworld de práticas piratas e também a Google por nada fazer para impedir a pirataria.

A Google já reagiu a este e outros casos, reiterando que existe um código identificativo de cada app distribuída no Market e os programadores são aconselhados a usar ferramentas como a Proguard, que permite comprimir e ofuscar códigos de programação.

Só que há vários programadores que garantem que estas proteções não são eficazes.

Esta é apenas uma das polémicas mais recentes em torno do Market: recentemente foram descobertas 50 apps infetadas com códigos maliciosos; e mais de 200 programadores criaram o Android Developers' Union, uma associação que exige maior transparência nos resultados das pesquisas realizadas no Market e também a redução da percentagem do preço da app que reverte para a Google (32%).
Fonte: Exame Informática

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech