1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Vírus ataca sistemas industriais da Siemens Usb-baa5
O vírus Stuxnet que infeta computadores através de pens USB também pode atacar sistemas de controlo industriais da Siemens AG. Roubo de informação sensível e sabotagem podem ser as intenções.

O Stuxnet já é conhecido há algum tempo , mas a Siemens só tomou conhecimento do vírus a 14 de Julho, noticia a Reuters. O simples facto de ver o conteúdo da pen é suficiente para ativar o código malicioso. Os hackers exploram a forma como o Windows "lê" os ficheiros .Ink, dos atalhos.

Este vírus ataca os sistemas SCADA (de Supervisory Control and Data Acquisition) que servem para monitorizar fábricas e grandes instalações industriais. Assim que o sistema é infetado, o Stuxnet estabelece uma ligação a um servidor remoto para roubar dados sensíveis ou até mesmo tomar conta de todas as operações.

Até agora, a Siemens informa que apenas um cliente seu foi infetado por este ataque. De acordo com os analistas este tipo de ataques pode ser valioso para grupos terroristas ou até mesmo nações rivais.

A Microsoft ainda não adiantou data para lançar uma correção ao problema.
Fonte: Exame Informática

Shaxine

Mensagem Ter 20 Jul 2010 - 13:10 por Shaxine

Então o vírus é activado pelo simples facto de abrirmos a Pen e aparecer um ficheiro de atalho .lnk ? :S
Omg
isso quer dizer que quando reparamos que temos lá o ficheiro já ele fez o que tinha a fazer Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 20 Jul 2010 - 13:21 por DJPRMF

Tonito1 escreveu:Então o vírus é activado pelo simples facto de abrirmos a Pen e aparecer um ficheiro de atalho .lnk ? :S
Omg
isso quer dizer que quando reparamos que temos lá o ficheiro já ele fez o que tinha a fazer Razz

Os virus estão a evoluir a cada dia, e aqui está mais uma prova...

Pelo sim,pelo não, é que eu prefiro Linux (por agora...)

Shaxine

Mensagem Ter 20 Jul 2010 - 13:26 por Shaxine

Pois... eu tambem tou a pensar meter no linux quando formtar o PC para meter o 7 Razz
Ainda não tive foi paciência para o formatar tenho o disco esterno de 300GB é uma questão de arranjar um tempinho em que me apeteça guarda para lá as coisas Razz(Um dia destes... Talvez sim... Talvez não...)

Mas o Linux não está livre livre de vírus a sua vantagem é ser Open Source e sempre que aparece um vírus alguém que saiba trabalhar no Open Source muda o código e resolve essa falha, já quem tem o Windows(como eu Razz) tem de esperar por uma actualização que resolva o problema. Razz

DJPRMF

Mensagem Ter 20 Jul 2010 - 13:48 por DJPRMF

Tonito1 escreveu:Pois... eu tambem tou a pensar meter no linux quando formtar o PC para meter o 7 Razz
Ainda não tive foi paciência para o formatar tenho o disco esterno de 300GB é uma questão de arranjar um tempinho em que me apeteça guarda para lá as coisas Razz(Um dia destes... Talvez sim... Talvez não...)

Mas o Linux não está livre livre de vírus a sua vantagem é ser Open Source e sempre que aparece um vírus alguém que saiba trabalhar no Open Source muda o código e resolve essa falha, já quem tem o Windows(como eu Razz) tem de esperar por uma actualização que resolva o problema. Razz

Exacto, não está livre de virus, mas quando aparecem são logo detectados e resolvidos...
Um utilizador normal quase nem nota nada...

A Microsoft ate controla a segurança das nossas maquinas... Razz





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech