1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » FCCN divulga Arquivo.pt com sites de Portugal desde 1996
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

FCCN divulga Arquivo.pt com sites de Portugal desde 1996 em Qui 6 Dez 2012 - 13:28

DJPRMF

Arquivo.pt

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) revelou o lançamento do seu novo site Arquivo.pt - Arquivo da Web Portuguesa. Este site reúne alguns dos principais sites portugueses, com imagens dos mesmos desde 1996.

O projeto já se encontra em desenvolvimento desde 2001, sendo similar ao Internet Archive. Segundo revela Pedro Veiga, presidente da FCCN, em comunicado, “Muitos conteúdos têm uma existência efémera e isso pode ser um problema para alguns tipos de conteúdos”, sublinhando que “Cerca de 50% dos conteúdos disponíveis hoje, passam a estar indisponíveis passados apenas 2 meses e 80% dos conteúdos são alterados ou desaparecem passado um ano. Com a disponibilização de mais este serviço a FCCN pretendeu contribuir para o progresso da Internet portuguesa dando acesso a conteúdos, muitos deles com qualidade e interesse histórico e que só desta forma poderão estar acessíveis a estudantes, investigadores, jornalistas e ao público em geral”.

Atualmente, o Arquivo.pt possui mais de 1.590 milhões de ficheiros, desde 1996, num total de 45 Terabytes armazenados em 61 servidores, com um total de 1,8 TB de memória, 122 processadores (488 cores) e 340 discos (370 TB).



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech