
De acordo com a empresa de segurança Prolexic, antigos protocolos de rede, ainda presentes na maioria dos dispositivos atuais, encontram-se a ser adaptados para serem utilizados em ataques de larga escala.
Estes ataques, conhecidos como DrDoS (distributed reflection denial-of-service attacks), são uma variante dos tradicionais DDoS, sendo que, segundo a empresa de segurança, podem ser utilizados para ataques visto que, na altura em que foram criados, não existiam questões de segurança relevantes para os mesmos.
Um desses protocolos é o Network Time Protocol (NTP), utilizado atualmente para a sincronização de relógios. Este protocolo ainda se encontra disponível na maioria dos equipamentos atuais, podendo ser utilizado por um utilizador mal intencionado ao realizar múltiplos pedidos de atualização sobre o mesmo.
Outro protocolo utilizado é o Simple Network Management Protocol (SNMP), utilizado principalmente para a comunicação de dados entre componentes, como medições ou leituras de sensores.
Apesar do potencial para serem utilizados em ataques de larga escala, estes protocolos podem ser facilmente desativados.