1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Novo ransomware afeta servidores e sistemas com Linux
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Novo ransomware afeta servidores e sistemas com Linux em Seg 9 Nov 2015 - 18:25

DJPRMF

ransomware

O ransomware é uma técnica que têm vindo a ser cada vez mais utilizada por utilizadores mal-intencionados. Esta encripta todos os dados de um sistema, obrigando o utilizador a realizar um pagamento para reaver o seu conteúdo.

Apesar desta prática ser mais comum em sistemas Windows, recentemente foi descoberta uma variante de ransomware destinada a sistemas Linux, nomeadamente a servidores web. A empresa de segurança Doctor Web revelou ter descoberto o apelidado “Linux.Encoder.1”, uma versão de ransomware que possui como alvo sistemas baseados no Linux. Este malware propaga-se, principalmente, através de uma falha existente em instalações do CMS Magneto, utilizado em vários websites de compras online.

Uma vez no sistema, o malware necessita de permissões administrativas (root) para ser executado, procedendo com a encriptação de vários ficheiros. Os ficheiros permanecem encriptados utilizando uma chave de 128 bits AES.

O principal alvo aparenta ser as instalações do Apache, Nginx e MySQL, sendo que os primeiros ficheiros a serem encriptados encontram-se na diretoria “home”. Posteriormente este avança para outras localizações, como as pastas de registos do sistema e dos principais programas, bases de dados e ficheiros variados (ASP, javascript, SQL, java, entre outros).

Em cada pasta que sejam encriptados ficheiros é colocado um ficheiro de texto “README_FOR_DECRYPT.txt”, com instruções para proceder ao pagamento e desbloqueio dos ficheiros. Uma vez realizado o pagamento, os ficheiros são desencriptados e todos os ficheiros de texto criados são automaticamente removidos.

malware linux

A empresa de segurança afirma que o malware encontra-se atualmente em “algumas centenas” de servidores, mas poderá aumentar no futuro. Já relativamente à falha da Magneto, a empresa responsável pelo CMS disponibilizou a correção da mesma no passado dia 31 de Outubro.

Via ArsTechnica



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech