1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Telegram para Windows afectado por vulnerabilidade grave
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Telegram para Windows afectado por vulnerabilidade grave em Qua 14 Fev 2018 - 17:13

DJPRMF

telegram aplicação windows

Mais um dia e mais uma falha descoberta sobre uma popular aplicação, a qual pode ser utilizada para minerar criptomoedas nos sistemas sem o conhecimento dos utilizadores.

Recentemente a equipa de investigação da Kaspersky revelou ter descoberto uma nova falha na aplicação do Telegram para Windows, a qual estaria a ser utilizada pelos criminosos desde meados de Março de 2017. Esta falha permitia um vasto leque de funcionalidades nefastas no sistema, desde a instalação de malware e backdoors até à mineração de moedas virtuais.

De acordo com o investigador Alexey Firsh, a vulnerabilidade permitia muito mais do que a simples instalação de malware e software diverso, sendo que o mais popular estaria na distribuição de software de mineração para criptomoedas, uma tendência que também tem vindo a aumentar.

A falha seria explorada através de código Unicode, sobre a qual era possível enganar o Telegram e enviar ficheiros maliciosos pelo sistema para as vitimas. Como exemplo, seria possível disfarçar um ficheiro javascript executável como uma tradicional imagem, o qual iria aparecer inofensivo para o programa mas, uma vez executado, poderia colocar em causa a segurança do sistema operativo.

exemplo do ataque telegram

Com a instalação do backdoor, os atacantes passariam a ter controlo total do sistema, incluindo para a instalação de outros malwares no mesmo ou para a referida mineração de criptomoedas.

De acordo com a Kaspersky, os ataques aparentam ter ocorrido apenas na Rússia, sendo que a maioria dos programadores que conheciam a falha também se encontravam localizados nesta região. No entanto, isto não indica que a falha possa ter sido explorada noutros países, embora ainda não existem casos confirmados até ao momento.

A aplicação já foi, entretanto, atualizada para corrigir esta vulnerabilidade. Os utilizadores apenas necessitam de se certificar que possuem a versão mais recente disponível. De sublinhar que a falha apenas afetava as versões do programa Telegram para sistemas Windows.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech