1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Vulnerabilidade 0-day descoberta no Chrome - actualize de imediato!
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Vulnerabilidade 0-day descoberta no Chrome - actualize de imediato! em Qua 6 Mar 2019 - 23:04

DJPRMF

vulnerabilidade no google chrome logo

O Chrome é um dos navegadores mais utilizados atualmente na internet, portanto qualquer falha descoberta no mesmo pode ter um grave impacto, ainda mais quando estas são “zero-day”.

No entanto, é exatamente isso que aparenta ter ocorrido recentemente, com a própria  Google a informar que é melhor, por segurança, atualizar o Chrome o mais rapidamente possível devido a uma nova falha 0-day descoberta no mesmo.

Uma falha 0-day consiste numa vulnerabilidade descoberta sobre algum programa ou sistema, que se encontra a ser explorada por utilizadores maliciosos e antes de ter sido tornada do conhecimento público por quem é responsável pelos sistemas. Por isso mesmo, é uma das falhas mais graves que pode ser encontrada, pois existe a possibilidade de ser explorada ativamente antes de ser corrigida.

Recentemente foi descoberto algo deste género que estaria a afetar o Google Chrome. De acordo com a empresa de segurança Sophos, a Google revelou recentemente a falha CVE-2019-5786 que afeta todas as versões do Google Chrome anterior à 72.0.3626.121 – lançada no início de Março.

A Google não revelou muita informação relativamente à falha, porém esta encontra-se relacionada com a gestão de memoria do Chrome, num componente apelidado de “FileReader”. Esta é uma funcionalidade do navegador que permite aos criadores de websites integrarem facilmente pop-ups e janelas de dialogo no navegador, com vista a recolherem ficheiros do disco dos utilizadores – por exemplo, para o upload de ficheiros ou para anexos.

upload de ficheiros

Apesar de o nome aparentar ser apenas uma funcionalidade de leitura dos ficheiros, na realidade existe a possibilidade da mesma ser aproveitada para fins maliciosos, nomeadamente a execução remota de código. Um utilizador pode aproveitar a falha para executar remotamente código no sistema dos utilizadores, comprometendo o mesmo.

Os utilizadores podem nem se aperceber que foram afetados até ser tarde demais. Bastaria aceder a um site com qualquer formulário de upload de ficheiros para ser potencialmente afetado e o sistema comprometido.

A Google considera esta vulnerabilidade grave o suficiente para alertar que o Chrome deve ser atualizar “o mais rapidamente possível”. Além disso, os detalhes da falha não irão ser publicamente revelados até que uma grande percentagem dos utilizadores esteja a utilizar versões atualizadas do Chrome.

A correção da falha foi lançada no início de Março, sendo que deverá possuir o Chrome na versão 72.0.3626.121 ou superior para garantir a segurança. Poderá verificar a versão do navegador a partir do link chrome://settings/help.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech