1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Como um programador do Youtube ajudou a "matar" o Internet Explorer 6
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Como um programador do Youtube ajudou a "matar" o Internet Explorer 6 em Sex 3 maio 2019 - 14:20

DJPRMF

Youtube com banner do IE6

O Internet Explorer 6 deixou, e ainda bem, de ser um dos navegadores mais utilizados na internet. Em parte, um dos motivos para isso foi a forma como muitos grandes websites na internet da altura deixaram de suportar o mesmo.

O Youtube foi um deles, e segundo Chris Zacharias, ex-engenheiro do YouTube, a plataforma teve mesmo um período em que fez os possíveis para deixar toda a sua plataforma com o objetivo de “matar” o IE6.

De sublinhar que esta tarefa aconteceu num período em que a Internet ainda estava num dos seus períodos iniciais antes do “boom tecnológico”, e onde o IE6 era o navegador padrão utilizado pelo Windows XP. Além disso, a indústria também mantinha a sua ideia de permanecer com versões do Windows XP ou IE6 porque o investimento para soluções mais recentes era algo dispendioso – e o Windows 7 não viria a surgir até alguns meses depois.

Face a isto, os programadores de websites necessitavam de adaptar os seus conteúdos a um navegador com mais de oito anos de idade, e que tinha vindo a demonstrar as suas falhas, apesar de ainda ser um dos mais utilizados na Internet mundial – em parte devido também à popularidade do próprio Windows XP.

Segundo Zacharias, na altura o Youtube ainda não se encontrava totalmente nas mãos da Google, e alguns programadores mais antigos do portal tinham acesso a algumas ferramentas de controlo do site. Estas permitiam realizar mudanças no site sem que tivessem de ser aprovadas diretamente pela Google.

Zacharias e alguns dos seus colegas estiveram numa fase de transição dos navegadores mais utilizados no Youtube, e pretendiam deixar de lado o antigo IE6. Para tal, uma das medidas implementavas seria um banner que aparecia apenas para os utilizadores do IE6, sugerindo a utilização de um navegador diferente – Firefox, Internet Explorer 8 ou o Google Chrome.

Este banner foi aplicado no site numa altura em que ainda não teve de ser realizado o pedido de autorização às cadeias de topo da Google, mas os programadores rapidamente tiveram de deixar mais justificações da medida – algo que parece ter resultado e conseguiram convencer os executivos na medida.

Apenas um mês depois deste banner ter sido aplicado, o Youtube verificou uma queda de quase metade nos acessos realizados pelo IE6. Isto também demonstrou para a Google o controlo que a mesma poderia ter da internet e como influenciar o público em geral, tudo com um simples banner informativo.

Curiosamente, apenas alguns anos depois, a Google seria acusada pela Microsoft de tentar sabotar o mercado ao influenciar os utilizadores a descarregarem versões alternativas dos navegadores, e em como a empresa aproveitou o Youtube para realizar uma concorrência desleal.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech