1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Hackers podem estar a roubar dados de operadoras nos EUA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hackers podem estar a roubar dados de operadoras nos EUA em Ter 25 Jun 2019 - 10:27

DJPRMF

mensagem de smartphone iPhone

De acordo com um conjunto de investigadores, existe atualmente ativo uma grande campanha de espionagem nos EUA, onde hackers estão a obter milhares de registos e chamadas telefónicas diretamente das operadoras.

Os hackers terão, ao longo de mais de 7 anos, acedido a dados armazenados em mais de 10 grandes operadoras a nível internacional, roubando no processo centenas de registos e chamadas telefónicas de pelo menos 20 pessoas de interesse.

Segundo os investigadores da empresa Cybereason, citada pelo portal TechCrunch, a campanha de espionagem ainda se encontra ativa, e permite aos atacantes obterem diversa informação das potenciais vitimas, incluindo a sua localização exata e todos os registos de chamadas. Entre a lista de potenciais vitimas encontram-se espiões e políticos.

Os registos telefónicos são um dos principais métodos de recolha de informação por parte das entidades de espionagem, e permitem obter várias informações dos alvos. Estes registos, apesar de não conterem a gravação das chamadas ou o conteúdo das conversas, ainda assim fornecem um vasto conjunto de informações sobre a vida das vítimas.

Foram exatamente estes registos que a NSA, durante anos, terá também recolhido sobre várias entidades e nas operadoras AT&T e Verizon, apesar das questões legais envolvidas.

Os investigadores afirmam mesmo que os hackers podem recolher a informação das vítimas sem que estas tenham conhecimento que estão a ser vitimas do esquema de espionagem. Toda a informação é recolhida diretamente das operadoras, sem que passe pela recolha de dados dos smartphones ou sistemas dessas pessoas.

hacker em frente de computadores

Os nomes das operadoras afetadas e das possíveis vitimas não foi publicamente revelado, sendo que a empresa de segurança apenas afirma que este caso afeta grandes nomes internacionais. Existem indícios que as operadoras em questão podem não ser exatamente norte-americanas, mas os alvos do roubo de informação encontram-se residentes nos EUA.

A piorar a situação, os hackers responsáveis por esta recolha de informações podem ter relações com o governo da China, tendo em conta que o malware utilizado para o processo possui o nome de “APT 10”, que é também um grupo de hackers na China e com ligações ao governo local. No entanto, a empresa de segurança afirma também que o nome pode ser apenas uma referência ou tentativa de atribuir as culpas a esse mesmo grupo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech