1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Malware para Android é capaz de desativar o Google Play Protect
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Malware para Android é capaz de desativar o Google Play Protect em Dom 12 Jan 2020 - 19:17

DJPRMF

malware android

O malware para dispositivos móveis tem vindo a encontrar novas formas de infetar o máximo de sistemas possíveis, mesmo que a Google tenha também vindo a investir bastante em melhorar o seu sistema de segurança do Google Play Protect.

No entanto, de acordo com a descoberta dos investigadores de segurança da empresa Kaspersky, foi recentemente identificado um novo malware para Android que, uma vez instalado nos dispositivos, procede com a desativação do serviço de segurança da Google, além de realizar diversas outras atividades maliciosas no mesmo.

De acordo com os investigadores, o malware mascara-se como sendo uma aplicação do sistema ou atualização. Uma vez instalado este procede com a desativação do Google Play Protect no dispositivo, passando depois a enviar falsos reviews para apps dentro da Play Store, instalar aplicações de terceiros, apresentar publicidade abusiva além de também ter a capacidade de aceder a todos os dados guardados no dispositivo.

Para este fim a aplicação abusa das suas permissões de acesso aos serviços de Acessibilidade do sistema, uma prática que não é incomum de se verificar em malwares deste género.

mapa do malware em uso

O malware aparenta encontrar-se mais ativo na Rússia, onde a sua propagação também tem sido mais intensificada. Em segundo lugar encontra-se disponível no Brasil e na Índia. Apesar de estes serem os países com maior incidência deste malware, a verdade é que pode afetar praticamente qualquer dispositivo a nível mundial.

Tendo em conta que este malware possui acesso aos serviços de Acessibilidade, pode realizar praticamente qualquer atividade dentro do sistema que requeira interação dos utilizadores, e algumas das que foram verificadas pelos investigadores serão a escrita de reviews falsas em diversas apps dentro da Play Store, bem como acesso a apps descarregadas de terceiros e criação de contas falsas utilizando os dados de perfil do Facebook e da Google das vitimas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech