1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Ainda não é desta: Chrome não irá implementar funcionalidade do Windows para reduzir uso da RAM
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ainda não é desta: Chrome não irá implementar funcionalidade do Windows para reduzir uso da RAM em Qui 16 Jul 2020 - 21:49

DJPRMF

Google Chrome

Com a chegada da nova versão do Windows 10 v2004, uma das novidades foi a integração da funcionalidade “SegmentHeap”. Esta traz melhorias para as aplicações Win32, sobretudo a nível da gestão da memória RAM, e era vista como uma das funcionalidades que iria ajudar a reduzir a memória RAM do Google Chrome.

Depois de a Microsoft ter integrado a funcionalidade no seu novo Edge, contava-se que o Chrome fosse também receber a mesma, e desta forma diminuir um pouco o consumo de RAM do sistema pelo qual este é tão conhecido.

No entanto, os planos parecem ter-se alterado um pouco, sendo que a empresa coloca agora esta integração em suspenso. Em causa encontra-se o facto que, apesar de o SegmentHeap ajudar a reduzir o consumo de RAM de uma aplicação no sistema, também faz com que o programa eleve a utilização dos recursos a nível do processador, bem como leva a uma redução no desempenho em geral.

De acordo com a página de bugs do Chromium associada com a integração desta funcionalidade, a mesma leva a uma quebra de desempenho do navegador em torno dos 5.5% sobre os principais testes sintéticos de benchmark. Além disso, verifica-se um aumento no uso do processador durante todos os testes.

Em resposta, a Microsoft afirma que, para compensar a redução no uso da RAM, é necessária mais atividade a nível do processador. Esta será uma contrapartida desta funcionalidade que se aplica em qualquer aplicação que faça uso da mesma. No entanto, a empresa encontra-se a desenvolver formas de aumentar o desempenho final bem como reduzir o uso do processador em geral.

Para a Google, esta contrapartida não aparenta ser compensadora face aos ganhos que se iria obter. De notar que a Microsoft integrou a mesma recentemente no novo Edge e verificou-se uma queda no uso da memória RAM do navegador que pode atingir os 27%.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech