1. TugaTech » Software » Noticias de Software » CCleaner é agora considerado como Potencialmente Indesejado pelo Microsoft Defender
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

CCleaner é agora considerado como Potencialmente Indesejado pelo Microsoft Defender em Qua 29 Jul 2020 - 20:53

DJPRMF

CCleaner

A Microsoft encontra-se agora a identificar o reconhecido programa CCleaner como uma aplicação potencialmente indesejada como parte do Microsoft Defender.

A solução de segurança do Windows 10 começou recentemente a receber a nova funcionalidade de deteção de software potencialmente indesejado, que marca aplicações que, apesar de não serem consideradas malware, podem ser consideradas indesejadas para a maioria dos utilizadores. O CCleaner faz agora parte desta lista de aplicações.

Em 2017 a Avast adquiriu a empresa Piriform, que era até então a responsável pelo CCleaner e vários outros programas do género. No entanto, desde cedo começaram a surgir receios relativamente à integração da empresa e a uma possível recolha abusiva de informações dos sistemas dos utilizadores – potencialmente violando a privacidade dos mesmos.

Estas medidas foram agravadas ainda mais com as alterações feitas posteriormente à aquisição no CCleaner, onde deixou de ser possível desativar a recolha de informações estatísticas do programa nos sistemas onde se encontre, bem como o facto que este pode ser atualizado automaticamente em segundo plano e sem controlo dos utilizadores finais.

Com a recente atualização da sua base de dados do Microsoft Defender, o CCleaner passa assim a ser considerado como um programa potencialmente indesejado, e a sua instalação bloqueada nos sistemas onde esteja o sistema de proteção da Microsoft ativo.

Apesar de a empresa não confirmar os motivos para classificar o CCleaner como Potencialmente Indesejado, tudo aponta que isso seja derivado do sistema de limpeza do registo presente no programa – funcionalidade que a Microsoft desaconselha em qualquer sistema Windows.

Atualização: Em comunicado, a Avast afirma ter descoberto que o "Windows Defender classificou recentemente a versão gratuita do CCleaner e algumas outras ferramentas e ferramentas de parceiros como "Software Potencialmente Indesejável". Os nossos produtos e os produtos de nossos parceiros são genuínos e, por isso, estamos em contato com a Microsoft para resolver esta questão o mais rápido possível"



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech