1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft versus Google: a guerra já começou
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft versus Google: a guerra já começou em Seg 28 Fev 2011 - 23:14

unon

Responder Ron-Markezich-Microsoft-194x300

A interminável pressão para aligeirar a estrutura de TI e assumir um compromisso com a cloud torna a já complicada vida dos CIOs uma paixão, no pior dos sentidos.
Com o objectivo de dialogar com os clientes que avaliam migrar determinados processos para a nuvem, a Microsoft acaba de publicar uma lista com os cinco itens mais abordados pelas empresas de TI quando chega a hora de efectuar essa migração.
Entre os itens mais relevantes estão o desejo por um compromisso longo e duradouro com os fornecedores de serviços e garantias de desempenho e de segurança dos dados.
Também conta a definição do tipo de parceria a ser formada. Será uma contratação de serviços ou uma parceria comercial?
Quem faz as perguntas é o vice-presidente da Microsoft Online, Ron Markezich (na foto).
As empresas anseiam por fornecedores com um longo histórico de competência e capazes de desenvolver um “roadmap” a longo prazo.
A publicação pode ser uma resposta ao anúncio da Google de já ter conquistado três milhões de clientes empresariais para a sua plataforma de negócios e suítes colaborativas de produtividade.
A Microsoft volta a accionar a antiga tecla do “estamos na nuvem há mais tempo do que qualquer outra empresa, principalmente essa de nome Google”.
A postura da Microsoft é compreensível. Ela tem feito um enorme sucesso com a sua suíte empresarial de produtividade online (ex-BPOS), de nome Office 365. Mas, em Dezembro de 2010, ao não fechar um negócio no valor de 6,7 milhões de dólares em detrimento da adopção do Google Apps, a Microsoft experimentou um duro golpe. As condições do contrato previam a migração de 17 mil contas de funcionários do governo que deixavam plataformas até então consagradas, como o Notes da IBM.
Além disso, a Google fechou contratos com estados dos EUA, como o Wyoming, e interferiu numa negociação entre a Microsoft e o departamento do Interior dos EUA, alegando que as condições da transacção no valor de quase 50 milhões de dólares beneficiava a Microsoft de forma irregular.
Parece bastante óbvio que estamos próximos de uma guerra na cloud e que, no que se refere a clientes governamentais, a Google leva a melhor. Será que tal sucesso se vai reflectir nos contratos com as empresas?
Markezich transforma a Google num alvo contra a qual dispara as perguntas que considera pertinentes os CIOs fazerem quando tiverem de escolher um fornecedor de cloud computing.

Qual é o histórico de sucesso da empresa?
“A Microsoft parte do princípio de que a migração para a nuvem deve ser norteada pela procura do cliente e não pelas possibilidades do fornecedor. E, com a Google, também é assim?”

Quanto custa manter os colaboradores a trabalhar?
“A resposta para a questão do receio de empresas em assumir o Google Docs é respondida pelo pavor que têm em afastar os colaboradores do conhecido ambiente do Microsoft Office. Com pouca interoperabilidade e os limitados recursos do Google Docs, a solução da Google passa a ser excessivamente cara”.

Como são as políticas de privacidade?
“Examine com cautela as políticas de privacidade. É possível determinar a qualquer momento onde estão localizados os seus dados? As soluções da Microsoft são desenvolvidas de baixo para cima, tendo em vista sempre questões de segurança e longa experiência no atendimento de contas empresariais”.

“Roadmap” a longo prazo
“É comum que se vá dormir com alguns recursos da Google e se acorde sem eles. Tais modificações geram confusão e custos perfeitamente dispensáveis. Na Microsoft, não tratamos os clientes como cobaias”.

Para todos?
“Nem todos estão sedeados em Silicon Valley, cercados por computadores de alta performance e ligações à Internet dignas da NASA. Na verdade, o que os clientes querem são soluções para resolver as tarefas com tranquilidade. Para tal, a Microsoft oferece uma vasta gama de serviços feitos sob medida para cada pessoa e para a sua função na empresa”.

Computer World Portugal



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech