1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » GPC pretende ser uma nova funcionalidade para mais privacidade online
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

GPC pretende ser uma nova funcionalidade para mais privacidade online em Sáb 10 Out 2020 - 13:17

DJPRMF

GPC header

Possivelmente já deve ter verificado no seu navegador uma opção “Do not tracking” ou para não monitorizar a o utilizador durante a navegação. Esta funcionalidade foi introduzida na grande maioria dos navegadores como forma de melhorar a privacidade durante a navegação.

Apesar da funcionalidade existir e encontrar-se implementada em praticamente todos os sistemas atuais, o seu funcionamento ainda se encontra longe de ser aquele a que estaria destinado. E é aqui que entra o novo Global Privacy Control (GPC), que pretende mudar isso.

O Global Privacy Control (GPC) é uma nova funcionalidade que se encontra a ser criada para garantir mais privacidade para os utilizadores durante a navegação online, fornecendo uma forma destes indicarem aos sites e plataformas online que não pretendem que os seus dados sejam vendidos ou partilhados com terceiros.

Na base, este novo sistema é bastante similar ao “Do Not Track” atual, mas a diferença encontra-se no facto que está integrado com as frameworks e legislações mais atuais, como o RGPD/GDRP e a CCPA.

O conceito ainda se encontra nos seus primeiros passos, mas já se encontra lentamente a ser integrado numa escala mais alargada. Atualmente os utilizadores que pretendam ativar a funcionalidade nos seus navegadores podem optar por uma das soluções disponíveis: ou instalam uma extensão nos seus navegador, ou mudam para um navegador que já se encontre a suportar o GPC.

Atualmente apenas o navegador Brave, nas suas versões de teste, encontra a suportar a tecnologia, sendo que brevemente deverá chegar também na versão estável. Espera-se ainda que venha a ser disponibilizado em outros navegadores ao longo dos próximos meses.

Para os restantes, é possível também ativar o GPC com a instalação das extensões do DuckDuckGo, Disconnect, EFF ou Abine. O DuckDuckGo Privacy Browser para iOS e Android também conta com a funcionalidade integrada de forma nativa.

Para os utilizadores finais, não existe muito mais a realizar. Assim que a funcionalidade se encontra ativa, todos os pedidos enviados do navegador para os sites online vão conter a header da GPC, que informa os sites da existência deste pedido – e depois parte dos mesmos realizarem as respetivas tarefas para isso, ou podem simplesmente ignorar a header e continuar a funcionar normalmente como se o GPC não estivesse presente.

Quanto ao possível sucesso do GPC, ainda é algo cedo para dizer. Não existem dúvidas que o Do Not Track, apesar de ter trazido alguns benefícios, ainda se encontra longe de ser um sucesso para garantir qualquer privacidade online, e não existem garantias que o GPC será diferente.

Além disso, ainda parte das empresas tomarem medidas sobre a implementação do GPC, além de ser necessário também criar legislações para o mesmo e outras tarefas que, possivelmente, vão ainda demorar bastante tempo até chegarem ao público em geral.

Para já, o conceito do GPC será sem dúvida interessante, mas ainda fica longe de ser uma resposta total para o problema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech