
Em 2015, as autoridades em Espanha começaram uma investigação ao portal “DescargasMix”, um dos maiores sites de pirataria focados ao mercado espanhol. Esta investigação levou à detenção de pelo menos dois homens, alegadamente os responsáveis por manterem a operação dos sites. Estes vão agora ser julgados em tribunal, sendo que a acusação encontra-se a requerer seis anos de prisão e mais de seis milhões de euros em indemnizações.
Segundo as investigações das autoridades espanholas, o grupo terá causado milhares de euros em prejuízos em diversas entidades pela violação dos direitos de autor e distribuição de conteúdos ilegalmente pela Internet. Os homens acusados de gerirem o portal e vários outros domínios associados com o mesmo teriam também ligações a outros grupos de pirataria em diferentes países, incluindo os EUA, França e Argentina.
Após a detenção dos homens responsáveis pela operação, em Maio de 2018, as autoridades referiram que a plataforma teria sido desmantelada – o que acabou por se confirmar com o encerramento de todos os portais que estavam ativos até então. Um dos fundadores desta rede foi detido em Sevilha, o qual foi acusado de ganhar monetariamente com a plataforma e distribuição de conteúdos ilegais através de publicidade, afiliação e subscrições.
O caso destes homens vai agora chegar aos tribunais em Espanha no início de 2021, sendo que a acusação encontra-se a requerer seis anos de prisão para cada um pela partilha de conteúdos ilegalmente pela Internet, bem como pagamentos de seis milhões de euros pelos danos causados às entidades envolvidas.