1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Google rejeita pedidos de DMCA da RIAA para plataformas de download do Youtube
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Google rejeita pedidos de DMCA da RIAA para plataformas de download do Youtube em Sex 15 Jan 2021 - 11:34

DJPRMF

Google em smartphone

Em meados de Outubro, a ferramenta “YouTube-DL” foi alvo de um pedido de DMCA da RIAA, que colocou a ferramenta indisponível no Github durante bastante tempo – até que foi novamente restituída. A medida causou alguma controvérsia, sobretudo porque a aplicação em si não realiza nenhuma atividade considerada ilegal.

No entanto, para a RIAA, a mesma estaria a ser usada para facilitar o download de conteúdos protegidos por direitos de autor de plataformas como o YouTube e a contornar as proteções do mesmo – motivo que esteve na criação do DMCA.

A aplicação foi, entretanto, recolocada no Github, com algumas mudanças, mas mantendo a sua base de funcionamento inalterada. Face a isto, a RIAA começou a focar esforços noutra entidade: a Google.

Pouco depois do YouTube-DL ter voltado a ficar disponível, a RIAA começou a enviar diversos pedidos de DMCA para a Google, focada em remover sites que permitem o download de vídeos do YouTube ou a conversão dos mesmos para ficheiros de MP3.

Nos pedidos, a RIAA afirma que estas plataformas encontram-se a contornar a proteção do YouTube para descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor, algo similar ao que aconteceu com o YouTube-DL. No entanto, a ação da Google foi ligeiramente diferente desta vez.

Segundo o portal TorrentFreak, todos os pedidos de DMCA enviados para a Google sobre este motivo, e que englobam mais de 14 sites de conversão de vídeos em MP3, foram rejeitados pela Google. Ou seja, os pedidos não terão levado a qualquer consequência dentro da plataforma para os sites listados.

A Google não clarificou o motivo para ter rejeitado estes pedidos de DMCA, mas tudo aponta para que a empresa tenha considerado que estas ferramentas não violam as regras ao permitir o download dos conteúdos – tal como também aconteceu com o YouTube-DL.

No final, é possível que o caso que aconteceu com o YouTube-DL tenha alterado a forma como as empresas olham para os pedidos de DMCA feitos sobre ferramentas similares, e isso vai contra exatamente o que a RIAA pretendia.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech