1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Raspberry Pi OS instala secretamente um repertório da Microsoft
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Raspberry Pi OS instala secretamente um repertório da Microsoft em Seg 8 Fev 2021 - 12:55

DJPRMF

Raspberry pi os

Os utilizadores de dispositivos Raspberry Pi que tenham o sistema oficial do mesmo instalado estão a ser alertados para uma recente alteração feita no sistema, a qual leva à instalação sem notificação de um repertorio associado com a Microsoft.

De acordo com a descoberta, a mais recente versão do Raspberry Pi OS – anteriormente conhecido como Raspbian – encontra-se a instalar um repertorio sem notificar os utilizadores do mesmo associado com a Microsoft. Apesar de não ser propriamente uma atividade maliciosa, a instalação de um repertorio da Microsoft sem notificação dos utilizadores atuais levanta algumas questões a nível da privacidade, tendo em conta que os sistemas passam a enviar alguns dados para o mesmo – ou seja, diretamente para a Microsoft.

A descoberta foi inicialmente realizada por Vivek Gite, que partilhou a mesma no seu portal. Segundo o mesmo, a Microsoft possui uma má reputação a nível da privacidade sobre uma grande parte da comunidade do Linux, e como tal a instalação automática e sem notificação de um repertorio associado com a empresa levanta algumas questões para os donos do Raspberry Pi.

Mesmo que o repertorio não seja propriamente usado para instalar programas no sistema, o simples facto que o mesmo se encontra no sistema pode permitir à Microsoft recolher alguma informação desses mesmos sistemas Raspberry Pi.

Apesar de a mudança ter sido indicada na lista de alterações feitas com a atualização, sobre os fóruns da Raspberry Pi os utilizadores indicam que esta lista de mudanças apenas é disponibilizada depois de a atualização do sistema ser realmente lançada para o público em geral – o que leva a que muitos utilizadores acabem por instalar a atualização sem terem conhecimento da mudança feita.

Os utilizadores que pretendam podem bloquear a ligação ao repertorio da Microsoft editando o ficheiro /etc/hosts com a seguinte linha:

0.0.0.0 packages.microsoft.com

Até ao momento ainda não foram deixados detalhes sobre o motivo pelo qual o repertorio da Microsoft foi adicionado no sistema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech