1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » ARMv9 vai ser a próxima arquitetura para CPUs em smartphones
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

ARMv9 vai ser a próxima arquitetura para CPUs em smartphones em Ter 30 Mar 2021 - 20:17

DJPRMF

ARMv9

Qualquer processador fabricado no mercado possui uma arquitetura por detrás do mesmo, que lhe dão a base para cada uma das suas características. Qualquer mudança que seja feita nesta arquitetura pode levar a drásticas mudanças nos processadores que são assentes sobre o mesmo.

Por mais de uma década que a arquitetura Armv8 tinha vindo a ser a escolha para uma grande parte dos processadores no mercado – sobretudo em dispositivos móveis. E agora esta arquitetura está a receber uma grande melhoria com a chegada do Armv9.

A ARMv9 será a primeira arquitetura desenvolvida pela ARM em mais de uma década, focada na próxima geração de dispositivos móveis, servidores e sistemas que necessitam de elevado processamento. A entidade refere que a nova arquitetura deverá trazer até 30% de melhorias no desempenho em comparação com as arquiteturas atuais.

Além disso, o Armv9 será também consideravelmente mais rápido para tarefas de processamento de dados e machine learning, além de contar ainda com várias melhorias a nível da segurança para os utilizadores finais.

A segurança a nível de hardware tem vindo a ser um tema importante para as empresas, e a ARM parece também focada em integrar isso com a nova arquitetura. Esta deverá contar com novas funcionalidades de segurança e encriptação, que poderão vir a substituir tarefas que, até agora, eram realizadas por chips dedicados das empresas para o efeito.

Acredita-se que, com o uso destas tecnologias a Apple possa ser uma das interessadas em desenvolver os seus novos chips da linha A1X, possivelmente começando pelo A15 Bionic.

De acordo com as previsões da entidade, os primeiros chips a serem baseados nesta arquitetura devem começar a surgir no mercado em finais de 2021, sendo possível que os primeiros dispositivos com os mesmos venham a surgir já em 2022.

Espera-se que as entidades comecem por se focar em produtos destinados a dispositivos portáteis, antes de avançarem para o desenvolvimento de chips focados para servidores e ambientes empresariais/profissionais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech