1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Existem novas regras para compras online a partir de Julho
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Existem novas regras para compras online a partir de Julho em Qua 7 Abr 2021 - 20:50

DJPRMF

Compra online

Se costuma realizar compras online, é importante ter em atenção algumas alterações que vão ser feitas já a partir de Julho, e que vai afetar todas as compras realizadas em formato extracomunitário.

A nova legislação estava prevista de entrar em vigor no início de 2021, mas derivado da pandemia, a mesma foi adiada por mais seis meses, sendo que vai agora entrar em vigor no dia 1 de Julho de 2021.

Até agora, as compras feitas em espaços extracomunitários poderiam ficar isentas de aplicação da taxa de IVA até aos 22 euros. No entanto, sobre a nova legislação esta isenção vai ser retirada e todas as compras extracomunitárias passam assim a estar sujeitas a pagamento de IVA.

> O que são compras extracomunitárias?

As compras extracomunitárias são todas as que sejam realizadas em países fora da União Europeia (UE). No entanto, é importante ter em conta que existem algumas exeções a esta regra, nomeadamente em países dentro da União Europeia que, para efeitos fiscais, são na mesma considerados como extracomunitários. Entre estes encontram-se:

  • Alemanha (Buesingen);
  • Espanha (Canárias, Territórios de Ceuta e Melilla, Andorra);
  • França (Martinica, Guiana Francesa, Ilha da Reunião e Guadalupe);
  • Grécia (Monte Athos);
  • Itália (São Marino e Vaticano);
  • Reino Unido (Guernsey, Jersey, Ilha de Mann e Gibraltar)

É também importante ter em conta que a consideração de uma compra extracomunitária tem como base o local de envio dos produtos, e não a localização física da loja. Ou seja, se a compra for realizada numa loja em França, mas o envio do produto final for feito da China, então esta será considerada uma compra extracomunitária.

Além disso, a taxa a aplicar será sobre as leis do pais onde o produto será recebido. Portanto, se realizar uma compra com o envio para Portugal, as lojas necessitam de aplicar o IVA de 23% - a taxa atualmente em vigor em território nacional.

Por fim, é também importante referir que, além desta remoção da isenção, ainda se encontram ativas as possíveis taxas alfandegárias e taxas de direitos aduaneiros, caso os produtos acabem por ficar retidos na alfândega.

As taxas de direitos aduaneiros podem ser aplicadas a encomendas de valor superior a 45 euros, igualmente se a transação foi feita entre particulares. Quando feitas entre empresas e particulares, aplicam-se a encomendas com valor acima de 150 euros.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech