1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Malware descoberto sobre app oficial da loja APKPure
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Malware descoberto sobre app oficial da loja APKPure em Dom 11 Abr 2021 - 12:06

DJPRMF

Malware Android

Um grupo de investigadores revelou ter descoberto a existência de malware sobre o instalador oficial da loja de aplicações “APKPure”, uma alternativa bastante popular à Google Play Store.

Tendo em conta a liberdade do Android, os utilizadores podem instalar apps de diferentes lojas para além da Play Store, o que abre também as portas para que sejam instalados de tempos a tempos aplicações que não dizem ser o que são.

Foi o recente caso descoberto por investigadores da empresa Kaspersky e Dr.Web, que revelaram ter descoberto malware sobre a app oficial da loja de aplicações APKPure, associado com um SDK usado dentro da app.

Apesar de o malware não ter sido integrado diretamente pelos criadores da loja, mas sim por um SDK usado na mesma, ainda assim este encontra-se sobre o pacote oficial da mesma, e pode afetar todos os dispositivos onde a app se encontre instalada. O malware descoberto possui a capacidade de enviar spam de notificações para o sistema e de instalar outro género de malware no dispositivo – se forem dadas as permissões para instalação, o que provavelmente foi dado pela maioria dos utilizadores do APKPure, visto ser uma loja de aplicações externa.

interface da aplicação apkpure

Além desta atividade, o malware recolhe ainda informação sobre o dispositivo onde se encontra, enviando a mesma para um servidor em controlo pelos atacantes. O género de publicidade que é apresentada varia consideravelmente dependendo do uso de cada utilizador dos dispositivos – e pode passar pelo envio de notificações, abertura de sites de publicidade, clique automático em publicidade de terceiros, entre outros.

Depois da descoberta, os investigadores alertaram a loja de aplicações, que lançou uma nova atualização para a sua app sem a SDK maliciosa, tendo a mesma já sido disponibilizada. Se usa esta app de terceiros para instalação, o recomendado será que remova a mesma do seu sistema e instale a versão mais recente disponível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech