1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » DECO alerta: bancos não são obrigados a devolver burlas do MBWay
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

DECO alerta: bancos não são obrigados a devolver burlas do MBWay em Seg 26 Abr 2021 - 19:40

DJPRMF

MBway

Com a pandemia chegaram também os novos hábitos para realizar pagamentos, e o uso do MB Way tem vindo a crescer consideravelmente nesta fase. No entanto, a par com o crescimento do uso do MBWay, também aumentaram as situações de esquemas a tentarem aproveitar o desconhecimento de muitos sobre a tecnologia – tanto vendedores como compradores.

Segundo os dados mais recentes, recolhidos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), ao longo de 2020 foram registadas mais de 12.000 queixas relacionadas com burlas usando o MBWay, um valor consideravelmente superior ao de anos anteriores.

A grande maioria das burlas tentam aproveitar o desconhecimento no funcionamento deste sistema, seja para vendedores ou para quem compra, levando ao levantamento de dinheiro para terceiros num formato que não seria o pretendido.

Mas para quem tenha sido alvo de uma burla, o que pode fazer para reaver o dinheiro?

De acordo com a DECO, citada pelo portal e-konomista, os bancos não são obrigados por lei a devolver os valores que foram retirados em casos de burlas com o MBWay. Em parte, as autoridades bancárias inibem-se das culpas para reembolsar os pagamentos feitos de forma fraudulenta, alegando que este género de burlas é feito com a colaboração direta das vítimas.

Isto aplica-se até mesmo nas situações onde os possíveis visados possam ter sido burlados por não terem conhecimento sobre a forma como este sistema funciona, mas no final participaram ativamente para levar à burla.

Infelizmente, segundo a DECO, a única alternativa para estas situações será a apresentação formal de uma queixa junto das autoridades, avançando em seguida com um processo judicial para o caso.

No entanto, existem algumas medidas que qualquer utilizador pode realizar para evitar ser vítima de uma burla por este sistema, nomeadamente recusar qualquer pagamento que seja feito de forma suspeita – ou sem ter primeiro conhecimento de como a plataforma funciona – bem como tentar sempre que possível usar métodos alternativos para realizar pagamentos, sobretudo quando estes forem feitos a individuais e não a empresas específicas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech