1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » ChiaCoin pode "matar" um SSD em cerca de um mês
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

ChiaCoin pode "matar" um SSD em cerca de um mês em Sáb 8 maio 2021 - 14:27

DJPRMF

Chiacoin discos ssd

A ChiaCoin tem vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos meses, e ainda mais agora que se encontra a começar a surgir em várias plataformas de conversão de criptomoedas. Um grande destaque desta criptomoeda encontra-se no facto que, invés de usar as gráficas para mineração, usa um meio mais “amigo” do ambiente, com os discos rígidos.

Devido a usar os discos invés de gráficas, nos últimos tempos tem vindo a ser verificado um aumento na procura de discos rígidos em diferentes mercados, tanto que existem alertas que os discos podem ser o próximo setor a verificar problemas de falta de stock – similar ao que se encontra atualmente com as placas gráficas.

No entanto, o uso de discos rígidos para mineração também possui os seus contratempos, e no caso da Chia, o resultado é numa duração consideravelmente reduzida da vida útil dos mesmos. Devido ao intensivo processo de leitura e escrita de dados, os discos acabam por ter a sua vida útil consideravelmente reduzida se usados de forma ativa 24/7.

Segundo os dados da empresa Fast Technology, um disco SSD de 512GB usado para mineração de Chia pode começar a verificar problemas em menos de 40 dias depois de ser usado pela primeira vez – ou seja, mesmo de dois um mês e meio após ser considerado como “novo”.

Isto é preocupante do ponto de vista que, normalmente, os discos SSD encontram-se previstos para terem um período de vida útil aproximado entre 3 a 5 anos, e a mineração desta criptomoeda encontra-se a diminuir consideravelmente este valor.

Para discos de maior capacidade ou mais robustos – considerados discos mais avançados no mercado, entre 1 a 2TB de capacidade – os mesmos podem ter uma duração de entre 3 a 6 meses no máximo. Ligeiramente superior aos discos de 512GB, mas, ao mesmo tempo, consideravelmente abaixo do que seria de esperar para um SSD desta capacidade.

Para o mercado em geral, estes resultados também possuem impacto. No final, quem realiza o mining de ChiaCoin vão começar a procurar cada vez mais discos no mercado, acabando por elevado os custos finais dos mesmos e diminuindo o stock existente para muitos revendedores. Tendo também em conta o preço crescente da ChiaCoin, muitos dos utilizadores que realizam o mining podem compensar rapidamente os custos das perdas dos discos com novos modelos – a menos que o valor da criptomoeda venha subitamente a cair.

De notar que a grande maioria dos fabricantes não fornecem garantia para discos que sejam usados em processo de mineração da ChiaCoin, e como tal estes discos vão acabar por ser também reciclados ou descartados como lixo eletrónico.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech