1. TugaTech » Software » Noticias de Software » TPM 2.0: se possui um processador lançado desde 2015, deve estar preparado!
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

TPM 2.0: se possui um processador lançado desde 2015, deve estar preparado! em Sex 25 Jun 2021 - 20:40

DJPRMF

AMD Ryzen

Se tem estado atento às últimas notícias sobre o Windows 11, possivelmente deve ter reparado sobre um termo em particular que vai passar a ser necessário para o Windows 11: TPM 2.0.

Esta tecnologia vai necessitar de se encontrar ativa em todos os sistemas que se pretenda usar com o Windows 11, e deverá fornecer consideráveis melhorias a nível de segurança para o sistema.

Desde que esse requisito foi indicado pela Microsoft, surgiram também algumas questões junto dos utilizadores, sobretudo se a tecnologia realmente se encontra disponível nos seus processadores ou não.

A realidade é que o TPM, se tiver um sistema que tenha sido desenvolvido pelo menos desde 2015, é muito provável que tenha total suporte ao TPM 2.0. A grande maioria dos processadores lançados no mercado desde 2015 possuem o TPM 2.0 integrado nos mesmos – só que muitas vezes desativado por padrão.

Na realidade, a Microsoft exige que os fabricantes que pretendam que os seus equipamentos sejam certificados para o Windows tenham o TPM 2.0 desde meados de 2015. Portanto, a maioria dos fabricantes que tenham lançado um sistema nos últimos anos deverá ter feito tal tarefa com um processador que tenha o suporte nativo à tecnologia - tanto do lado da Intel como da AMD.

O problema encontra-se em muitos casos que a funcionalidade está desativada por padrão, e necessita de ser ativada na BIOS. Isto acontece sobretudo em sistemas que tenham sido desenvolvidos de raiz pelos utilizadores – e montados com peças separadas.

Como base, deverá ter em conta que se tem um processador lançado desde 2015, existe uma forte possibilidade de conseguir vir a instalar o Windows 11 no mesmo sem qualquer mudança – ou a fazer será apenas ativar a tecnologia.

Agora, se possui um sistema mais antigo do que 2015, então poderá ser onde os problemas começam a surgir. Nestes casos, a única opção será analisar se realmente possui ou não suporte, e caso não possua, quais as alternativas. Algumas motherboards possuem uma secção dedicada que permite a instalação de chips TPM 2.0, que podem ser adquiridos em separado e custam apenas alguns euros. No entanto, nem todos os sistemas possuem esta entrada, como tal será um caso de se analisar sistema a sistema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech