1. TugaTech » Software » Noticias de Software » PrintNightmare: falha grave no Windows permite executar código remotamente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

PrintNightmare: falha grave no Windows permite executar código remotamente em Qua 30 Jun 2021 - 19:39

DJPRMF

falha windows impressora código remoto

Foi recentemente descoberta uma grave falha no Windows, que quando explorada pode permitir a execução remota de código no sistema.

A falha surgiu sem aviso no Github durante esta semana, e apesar de ter sido rapidamente removida, esteve disponível o tempo suficiente para ser recolhida em e analisada em detalhe por qualquer um – e ainda se encontra em circulação pela plataforma.

A falha foi apelidada de PrintNightmare, visto que ocorre devido a uma falha sobre o serviço de impressão do Windows. Uma parte da falha era já conhecida da Microsoft, e tinha sido corrigida durante a atualização de Junho do Windows 10, mas parece que não foi suficiente para corrigir a totalidade do problema. A mesma era considerada uma falha de baixa gravidade, mas esta classificação alterou-se para critica quando os investigadores da empresa “Tencent” e “NSFOCUS TIANJI Lab” descobriram que a mesma podia ainda ser explorada para a execução remota de código.

Os investigadores da equipa conhecida como “QiAnXin” publicaram recentemente um vídeo a demonstrar que a falha pode ser explorada para executar remotamente código potencialmente malicioso em qualquer sistema Windows. Apesar de a equipa ter deixado poucos detalhes relativamente à falha, exatamente para prevenir a sua exploração, poucas horas mais tarde as informações completas para explorar a mesma surgiram no Github.

Este repertório no Github esteve acessível o tempo suficiente para outros utilizadores retirarem ideias do mesmo e criarem forks próprios, alguns dos quais ainda se encontram acessíveis na plataforma – mesmo que o original tenha sido removido.

Isto será considerado grave, tendo em conta que o código pode ser agora usado de forma maliciosa – embora ainda se desconheçam casos onde isso tenha realmente acontecido.

Se explorada com sucesso, a “PrintNightmare” pode permitir que os atacantes tenham total controlo dos sistemas de forma remota, sendo apenas necessário que os utilizadores em questão tenham permissões para usar o sistema de impressão do Windows – algo que se encontra ativo por padrão.

Apesar de a Microsoft ter fornecido uma atualização para tentar corrigir o problema com o patch do Windows 10 em Junho, alguns investigadores afirmam que a falha não foi inteiramente corrigida e pode ser explorada com as novas informações agora reveladas.

Além disso, os investigadores afirmam ainda que existem outras falhas que são desconhecidas dentro do serviço de Impressão do Windows, e que podem ser exploradas para atividades similares. A Microsoft ainda não deixou qualquer comentário relativamente a este caso.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech