
A Comissão Europeia revelou que vai aplicar uma multa milionária sobre a Vokswagen (dona da Audi e da Porsche), BMW e Daimler (Mercedes-Benz) devido às práticas para atrasarem o desenvolvimento de tecnologias que poderiam ser usadas para reduzir a emissão de gases poluentes.
De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, a Volkswagen terá de pagar 502 milhões de euros, acompanhada pela BMW com 303 milhões de euros. A única empresa que conseguiu escapar por enquanto ao pagamento da multa foi a Daimler, num total de 727 milhões, porque foi a entidade que denunciou este caso às autoridades.
O caso remota a meados de 2017, quando foi descoberto que as empresas associadas estariam a conjugar-se em reuniões secretas para desenvolverem estratégias conjuntas que fossem atrasar o desenvolvimento de tecnologias que pudessem ajudar na redução da emissão dos gases poluentes.
VW, BMW e Daimler terão partilhado estratégias para desenvolver tecnologias que teriam como objetivo reduzir a emissão de gases para a atmosfera, mas ao mesmo tempo usaram também o conhecimento partilhado entre todas para evitar que essas tecnologias fossem usadas nos veículos finais – possivelmente pelos efeitos que tal teria também no desempenho final dos veículos.
A investigação concluiu que as empresas realmente se conjugaram entre si para atrasar a implementação dessas tecnologias, o que resulta agora na multa milionária aplicada sobre as mesmas.
A VW foi a primeira das fabricantes a reagir a este caso, indicado que irá recorrer da multa, considerando que se encontra a abrir um histórico perigoso para outras empresas, e que em nenhum momento as entidades teriam como interesse não implementar as tecnologias, além de que os clientes finais nunca sofreram qualquer género de consequência das medidas tomadas.