1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » BazarCall é a nova ameaça que usa chamadas telefónicas para "instalar" malware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

BazarCall é a nova ameaça que usa chamadas telefónicas para "instalar" malware em Sáb 31 Jul 2021 - 12:17

DJPRMF

malware em smartphone

O BazarCall é um novo malware que tem vindo a propagar-se pela Internet desde o início do ano, mas que nos últimos tempos tem vindo a aumentar consideravelmente a sua atividade, e é sem dúvida importante de ter em atenção.

Este malware propaga-se indiretamente por chamadas telefónicas, sobretudo por centros de chamadas para propagar as suas atividades. As vitimas recebem normalmente um email, a indicar que devem contactar um determinado número de telefone para cancelarem a subscrição de um serviço – que na maioria das vezes as vítimas também não possuem.

Quando se faz a chamada para o número indicado, do outro lado da linha atende alguém que redireciona a vitima para sites que levem ao download do suposto formulário de cancelamento – que não é o formulário, mas sim o malware.

A partir do momento que o malware é executado no sistema das vítimas, estas encontram-se afetadas. A grande diferença no caso do malware “BazarCall” encontra-se no facto que existe uma vertente humana pelo meio.

A vitima não necessita de descarregar programas aleatórios em sites desconhecidos, mas sim está a falar com alguém diretamente que o leva ao suposto formulário, e dá assim mais legitimidade ao esquema.

Este género de esquemas não são novos no mercado, mas durante os últimos meses – e com grande destaque durante os períodos mais perigosos da pandemia – foram também um dos que mais aumentou.

O BazaCall pode dar total controlo dos sistemas infetados aos atacantes, sendo que estes passam a poder controlar o teclado e rato, além de que o malware pode descarregar outro conjunto de atividades nefastas para o sistema, como é o caso de ransomware.

Na maioria dos casos, depois do malware ser instalado, as atividades maliciosas começam no período de 48 horas seguintes, seja com o roubo direto de dados ou propagação de outros malwares e ransomwares no sistema.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech