
Em meados de Maio, o Twitch revelou que iria realizar mudanças na forma como funciona o seu sistema de subscrições. Com o novo sistema, o preço das subscrições na plataforma iria ser adaptado a cada pais onde os utilizadores se encontram, e tendo também em conta a taxa de câmbio nos mesmos face ao dólar.
Na altura, a plataforma revelou que esta medida poderia afetar os ganhos de alguns criadores, mas não de forma significativa. No entanto, agora que a medida se encontra em prática, alguns criadores de conteúdos notam diferenças consideráveis nos seus ganhos – e as previsões não são as melhores também.
Alguns criadores de conteúdos na plataforma estão a referir que, desde que o Twitch implementou as novas medidas, os rendimentos desceram consideravelmente face a períodos anteriores. A plataforma sublinha que a mudança foi feita com o objetivo de trazer mais igualdade para a plataforma, mas ao mesmo tempo os criadores parecem ser os mais afetados pela medida.
A plataforma também sublinha que, apesar das quedas, o valor mais reduzido vai permitir às comunidades criarem um público mais alargado e por mais tempo, enquanto que, a longo prazo, o rendimento poderá aumentar. Certamente que os valores mais baixos da subscrição na plataforma pode atrair mais utilizadores para adquirirem na mesma – mas a questão de se verificar um aumento de rendimentos a longo prazo ainda será algo que necessita de ser analisado com mais tempo de implementação das medidas.
No entanto, a curto prazo, espera-se que os criadores possam ter alguns problemas a nível de rendimentos, com quebras consideráveis sentidas já nos próximos meses. Em alguns casos, essas quedas podem ser de metade do valor que se obtinha em meses anteriores.