1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Ligar um rato da Razer ao Windows pode levar a comprometer o sistema
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Ligar um rato da Razer ao Windows pode levar a comprometer o sistema em Dom 22 Ago 2021 - 18:43

DJPRMF

Razer logo da empresa

Não é todos os dias que surgem casos de falhas que podem ser exploradas... com o simples ligar de um rato ao sistema. Mas é exatamente isso que foi descoberto recentemente em dispositivos da Razer.

O investigador de segurança conhecido como “jonhat” no Twitter revelou uma falha zero-day que afeta o software da Razer, e basicamente permite que os utilizadores possam obter permissões administrativas com o simples ligar de um rato ao sistema.

De acordo com o investigador, a falha começa no momento em que o rato é ligado ao sistema, e onde o Windows começa a tentar descarregar as drivers e software para o mesmo, de forma automática, pelo Windows Update.

Ao realizar alguns passos simples, durante a instalação das drivers e software do rato, é possível obter permissões “SYSTEM” no sistema, que basicamente permite o total controlo do mesmo para quem o obtenha. A falha foi revelada publicamente pelo investigador depois de a Razer ter sido contactada, mas não forneceu qualquer resposta ao caso.

Este problema ocorre pela forma como o software da Razer é instalado, e que permite aos utilizadores abrir uma linha de comandos durante o processo de instalação do software.

É importante notar que, apesar de a falha ser relativamente simples de explorar, é necessário acesso físico ao sistema que se pretende controlar e ter um rato da Razer que tenham software de configuração dedicado.

Além disso, é possível que este género de falhas possa vir a afetar também outro software que seja instalado pelo Windows Update, e que exija a interação dos utilizadores para terminar a instalação. Isto ocorre sobretudo porque o Windows Update usa o acesso mais elevado no sistema – necessário, por razões obvias, para instalar atualizações, drivers e outros programas no sistema.

Depois de a falha ter sido revelada, a Razer informou o investigador que a falha iria ser corrigida em breve. A empresa revelou ainda que o investigador será recompensado pela descoberta, mesmo que esta tenha sido publicada antes da empresa ter corrigido a situação.

Em comunicado, a Razer também informou o TugaTech relativamente a esta falha, sublinhando em como a falha foi reconhecida pela empresa, sendo que se encontram a ser feitas as alterações para lançar a versão atualizada do software e para prevenir a sua exploração. A empresa sublinha ainda em como o uso do software diretamente não afeta a segurança dos sistemas nem permite o acesso de terceiros ao mesmo.

A Razer apela ainda a que os investigadores de segurança partilhem as suas descobertas a partir da plataforma de recompensas da empresa, na Inspectiv.

Atualização (23/08/2021): Adicionada informação relativa ao comunicado da Razer.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech