1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Cuidado: 300.000 utilizadores afetados por apps maliciosas na Google Play Store
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Cuidado: 300.000 utilizadores afetados por apps maliciosas na Google Play Store em Seg 29 Nov 2021 - 20:57

DJPRMF

Google Play Store malware android

Existem mais de 300.000 utilizadores da Google Play Store que podem recentemente ter sido infetados com uma nova variante de malware, a qual esteve em distribuição na loja da Google.

De acordo com a empresa de segurança ThreatFabric, foram descobertas várias aplicações na Play Store que continham malware, responsável por descarregar conteúdos maliciosos para o sistema dos utilizadores.

Estas aplicações continham no seu interior um pequeno pedaço de código, responsável por descarregar secretamente malware para o dispositivo dos utilizadores, instalando em seguida o mesmo.

Normalmente a Google realiza uma verificação de todas as aplicações enviadas para a loja, para identificar código potencialmente malicioso. No entanto, este esquema terá conseguido contornar estas verificações de uma forma curiosa: invés de enviar todo o código malicioso de uma vez, o mesmo era enviado de forma gradual, em atualizações.

Ou seja, as aplicações eram enviadas no seu estado “limpo” para a loja, sem qualquer género de malware. No entanto, em futuras atualizações, era gradualmente adicionado código malicioso, que seria então responsável por descarregar o malware para o sistema.

Isto permitia às aplicações contornarem as medidas de proteção da Google, ao mesmo tempo que iam enviando o código necessário para o ataque.

Acredita-se que mais de 300.000 utilizadores possam ter sido afetados, sendo que as aplicações descobertas mantinham as suas atividades conforme anunciado: scanners de códigos QR, editor de imagens, entre outros.

Acredita-se ainda que algumas das aplicações maliciosas descobertas tinham um vasto público em Portugal, com o foco do malware das mesmas a ser em roubar dados de entidades bancárias e dados de apps homebanking nos dispositivos.

A lista de aplicações pode ser verificada na análise da empresa de segurança, a partir deste link.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech