1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Hackers começam a explorar ativamente a falha Log4Shell
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Hackers começam a explorar ativamente a falha Log4Shell em Seg 13 Dez 2021 - 9:36

DJPRMF

hacker em ataque

Depois de terem sido conhecidas graves vulnerabilidades sobre o Log4j, numa falha conhecida como “Log4j Log4Shell”, agora os atacantes encontram-se a começar a procurar em massa sistemas que estejam afetados pela falha para distribuírem malware nos mesmos.

Como foi recentemente revelado, a vulnerabilidade do Log4j afeta um vasto conjunto de software baseado na tecnologia Java, que usam este modulo para determinadas tarefas. Quando explorada, a falha permite a execução remota de código, o que pode abrir portas para ataques aos mais variados sistemas.

A Apache, entidade responsável pelo modulo, já disponibilizou um patch para corrigir a vulnerabilidade, aconselhando a todos os programadores e administradores de sistemas a atualizarem as suas aplicações. Mas, como seria de esperar, esta tarefa está longe de ser algo simples de se realizar.

Tendo em conta que a falha é facilmente explorada, o Log4Shell começa agora a ser alvo de ataques para a distribuição de malware. Segundo o portal BleepingComputer, existem bots que estão a começar a analisar a internet por sistemas potencialmente vulneráveis, de forma a usarem a falha para distribuírem malware nos mesmos.

Assim que a falha foi revelada publicamente, começaram a surgir sistemas automáticos que analisam as plataformas web pela mesma, no sentido de levar à infeção dos sistemas. Um dos grupos que parece mais ativo para esta tarefa são os responsáveis pelo botnet Kinsing.

Além disso, de acordo com a empresa de segurança Netlab 360, também foi identificado que os atacantes responsáveis pelos malware Mirai e Muhstik também começaram a propagar os mesmos pelos dispositivos afetados. De notar que estes dois malwares foram-se em dispositivos da Internet das Coisas, usando os dispositivos para ataques DDoS e outros roubos.

A recomendação principal continua a ser para os utilizadores manterem os seus sistemas atualizados para as versões mais recentes disponíveis, de forma a garantirem que se encontram protegidos das ameaças.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech