
Os investigadores do Museu de Rijksmuseum, em Amesterdão, revelaram recentemente uma nova tecnologia que vai permitir aos fãs de arte poderem desfrutar dos pequenos pormenores da mesma – e quando dizermos pequenos pormenores, são mesmo pequenos...
O museu recentemente publicou online uma arte com nada menos do que 717 Gigapixeis, num total de 5.6 TB de tamanho final para a imagem. A escolhida foi um quadro de Rembrandt, “A Ronda Noturna”.
A imagem do quadro encontra-se disponível para qualquer utilizador ver a partir do site do museu, e pode-se ver praticamente todos os detalhes do mesmo ao pormenor, até mesmo às pequenas pinceladas feitas. Com mais de 717.000 milhões de píxeis, podemos realizar o zoom sobre o mesmo até chegarmos aos pequenos detalhes.
Para comparação, cada pixel da imagem tem um tamanho inferior ao de um glóbulo vermelho no sangue.
A imagem foi capturada usando uma câmara de 100 MP, que realizou a captura de diferentes imagens do quadro, sendo depois a mesma composta de forma digital usando sistema de Inteligência Artificial. Robert Erdmann, um dos investigadores científicos de Rijksmuseum, afirma que muitos consideravam este feito impossível de ser realizado.