1. TugaTech » Software » Noticias de Software » MoonBounce: um malware que permanece na UEFI dos sistemas
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

MoonBounce: um malware que permanece na UEFI dos sistemas em Dom 23 Jan 2022 - 16:46

DJPRMF

Moonbouce malware

Um malware que infete diretamente a BIOS ou UEFI do sistema é uma das maiores ameaças que se pode encontrar. Mas parece que foi exatamente isso que um grupo de investigadores da empresa de segurança Kaspersky revelaram ter descoberto.

Apelidado de MoonBounce, o bootkit é uma espécie de malware que, invés de infetar o sistema operativo, passa diretamente por infetar o UEFI da máquina. Ao contrário do que outros malwares do género realizam, o MoonBounce não infeta apenas o disco rígido, mas sim a própria motherboard e memória desta.

Ou seja, por outras palavras, o malware pode permanecer ativo até mesmo se os utilizadores formatarem o disco, reinstalarem o sistema ou até trocarem o disco por outro completamente novo. A única forma de “remover” o mesmo passa por realizar o reflash da memória da BIOS ou trocar de motherboard.

Como este infeta diretamente a memória SPI, uma parte da motherboard usada para armazenar os dados da UEFI, não existe uma forma clara de proteger contra este ataque, e tão pouco de resolver o mesmo.

Os investigadores acreditam que o MoonBounce terá sido criado por grupos chineses, possivelmente com foco para sistemas de espionagem de empresas. Uma das possibilidades encontra-se para o facto que o malware tenha sido criado pelo grupo conhecido como “APT41”, o qual possui relações diretas com o governo da China.

Os investigadores acreditam neste facto devido a que as comunicações feitas pelo malware para servidores de controlo passam pelas mesmas infraestruturas que o grupo APT41 usa para as suas atividades maliciosas.

A recomendação principal para prevenir este ataque passa por manter a UEFI atualizada sobre a versão mais recente fornecida pelos fabricantes, bem como ativar o sistema de BootGuard e Trust Platform Modules quando possível.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech