1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Telegram encerra 11 canais em Portugal focados em distribuir jornais e revistas ilegalmente
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Telegram encerra 11 canais em Portugal focados em distribuir jornais e revistas ilegalmente em Qua 8 Jun 2022 - 14:22

DJPRMF

Telegram icone

O Telegram terá, durante o dia de hoje, encerrado 11 canais que violavam vários direitos de autor de entidades em Portugal. A confirmação parte da Visapress, que confirmou ter realizado o pedido de bloqueio dos grupos e canais associados à distribuição de jornais e revistas ilegalmente, tendo tal medida sido efetuada pela entidade à Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).

Carlos Eugénio, diretor executivo da Visapress, refere que “através do Telegram são, diariamente, reproduzidos e colocados à disposição do público ficheiros que contêm publicações periódicas, protegidas pelo direito de autor e conexos, o que resulta no enorme prejuízo para os autores das obras, e o fecho destes grupos e canais é apenas uma gota no oceano da partilha de conteúdos protegidos”.

Até ao final de terça feira, existiam grupos na plataforma “com mais de 60.000 pessoas, são 60.000 vezes que as obras são vistas sem que seja comprado o jornal ou uma revista, é um enorme prejuízo para o setor, e para a qualidade do conteúdo”.

A Visapress deixa uma mensagem de congratulação a todas as entidades envolvidas no processo, reiterando o desafio deixado ao Governo "para que este assuma um compromisso pela liberdade de imprensa através da criação de mecanismos que permitam a justa remuneração dos que criam, organizam e distribuem os jornais e revistas, apelando que um desses mecanismos é a Diretiva dos Direitos de Autor no Mercado Único Digital que deve ser transposta o mais brevemente possível".

A entidade apela ainda “aos eleitos pelos portugueses para que deem o exemplo à restante população, não integrando grupos que violam os direitos de autor, como recentemente foi noticiado em Portugal, e ainda recentemente deputados à Assembleia de República foram identificados num grupo de pirataria do Telegram”.

Estima-se que os meios de comunicação social tenham perdido mais de 3,5 milhões de euros/mês devido à partilha de jornais e revistas em redes sociais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech